No Amazonas, MPF investiga massacre de tribo indígena

A suspeita é de que garimpeiros ilegais teriam assassinado cerca de dez pessoas

Está em processo de investigação pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal o massacre ocorrido no mês passado de índios que eram de uma tribo isolada na Terra Indígena Vale do Javali, no Amazonas. As informações são da “Folha de S. Paulo“.

Comunidade indígena Huwã Karu Yuxibu, do Acre, está sendo ameaçada por ruralistas locais

A investigação começou na terça-feira, 29 de agosto, a pedido da Funai (Fundação Nacional do Índio) pela suspeita de que um grupo de garimpeiros ilegais teriam assassinado cerca de dez pessoas. Porém, a Procuradoria não confirmou o número e a etnia dos índios.

A área que está sendo investigada fica próximo ao rio Jandiatuba e o Juntaí, perto da fronteira com o Peru e cerca de 1.000 km de Manaus. Dois garimpeiros já foram presos em flagrante por porte ilegal de armas e outras pessoas estão sendo ouvidas sobre o crime.

Segundo a Ong Survival International, a denúncia apareceu quando garimpeiros foram vistos no município de São Paulo de Olivença, zona oeste do Amazonas, se vangloriando das mortes com objetos das vítimas, como flechas e um remo.

Leia a reportagem na íntegra.

Leia também: