CSEM Brasil / Reprodução

Selo_BASFVocê sabe o que é OPV? A sigla em inglês para painéis fotovoltaicos orgânicos é o equivalente a uma tira de plástico na qual é impressa uma espécie de tinta capaz de produzir energia elétrica a partir da solar. Você não leu errado, é isso mesmo: tinta que produz energia elétrica.

Para ser compreensível a importância dessa tecnologia, ao contrário das células de silício, estas tiras orgânicas são produzidas de polímeros e plásticos, leves, flexíveis e transparentes.

A energia produzida por elas é limpa e capaz de alimentar smartphones, computadores, redes sem fio, além de uma gama de componentes eletrônicos de automóveis. Além disso, podem ser instaladas em lugares tão diversos como uma mochila, vidros de carros e fachadas de prédios.

Até aqui nenhuma novidade, afinal esse produto já é usado em países como Alemanha e Japão. Acontece que o CSEM Brasil, uma instituição de pesquisa mineira, conseguiu dominar seu processo de produção e começará a fabricar a OPV aqui no Brasil ainda em 2015.

Reprodução

Créditos: Reprodução

Detalhe da OPV que será produzida no país pelo CSEM Brasil

O que a julgar pelo seu custo de fabricação muito menor (isso sem contar que gasta 20 vezes menos energia para ficar pronta) pode finalmente colocar a energia solar no dia a dia dos brasileiros.

Tem interesse por matérias sobre energia limpa e gostaria de debater o tema? A BASF, empresa química líder mundial, também quer fazer a sua parte e convida o leitor do Catraca Livre para discutir esse assunto no Creator Space™ online.

O programa de cocriação da BASF celebra os 150 anos da empresa e tem o objetivo de promover discussões que busquem soluções concretas para problemas ligados a alimento, energia e urbanidade.

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Publieditorial da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.