O que fazer em dois dias em Roma, Paris e Amsterdã

O que fazer em dois dias? Pode parecer muito pouco, não é verdade? Mas para o bom turista, que gosta de conhecer muitos pontos, dois dias é o suficiente em algumas cidades.

Em especial, na Europa, há diversos monumentos e locais famosos que estão muito próximos uns dos outros. Três países, três cidades que representam toda a riqueza da arquitetura e da arte do velho mundo. Nelas, você também pode utilizar o transporte público ou mesmo alugar um carro para percorrer pontos não tão próximos assim.

Procure vestir roupas leves e calçar sapatos confortáveis –a simplicidade é a verdadeira chave da elegância, já dizia Coco Chanel, estilista francesa.

Roma (Itália)

A gente começa esse roteiro pela cidade eterna. Roma, como toda cidade europeia, tem um centro histórico bem definido, onde estão concentradas boa parte das atrações turísticas, portanto, não é difícil, no mesmo dia,

Dia 1

Nesse primeiro dia explore alguns dos locais mais famosos de Roma, desde a deslumbrante arena de 2000 anos até a arte da Renascença.

Vista do Coliseu, um dos cartões-postais de Roma

Coliseu – Não deixe o Coliseu de fora desse roteiro (garanta os ingressos antecipadamente comprando um bilhete diretamente do site oficial da bilheteria do Coliseu, o que lhe dá a opção de especificar uma data e hora de entrada para a sua visita.)

Fórum Romano Ao lado do Coliseu, você pode conferir o fórum, o coração do Império Romano, lugar onde a vida política e religiosa de Roma acontecia. Passe liberado com o mesmo ingresso do Coliseu.

Circus Maximus – ou Circo Massimo, foi o local dos jogos públicos de Roma: as corridas de bigas e disputas entre gladiadores aconteciam nesse lugar, de acesso gratuito.

O Circo Massimo foi o maior estádio utilizado para corridas de bigas da Roma antiga
Créditos: Getty Images
O Circo Massimo foi o maior estádio utilizado para corridas de bigas da Roma antiga

Museu Capitolino Esse museu tem três áreas que compõem diferentes coleções, com foco principal na escultura, incluindo joias e outras peças de arte. Estão situados ao lado do Fórum Romano que abrigam vários tesouros, incluindo arte medieval e renascentista. Este é considerado o mais antigo museu nacional do mundo, e em sua aparência atual estão definidos para um projeto de Michelangelo.

Pantheon – O Pantheon, uma obra de arte clássica, com mais de 2000 anos, que já foi templo, depois foi transformado em igreja e hoje atrai visitantes de diversas partes do mundo. Ainda é considerada a maior cúpula de concreto não-reforçado do mundo.

Turistas na Fontana di Trevi, em Roma
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Turistas na Fontana di Trevi, em Roma

Fontana de Trevi – Para encerrar este primeiro dia, uma das obras de arquitetura mais emocionantes de Roma, a Fontana de Trevi, foi datada de meados do século 18, ter uma fonte era status de riqueza. É bom visitá-lo tanto de dia quanto de noite, mas saiba que é provável que ele esteja lotado a qualquer hora do dia!

Dia 2

Cidade do Vaticano – lar do sumo pontífice da Igreja Católica, o Vaticano reúne os Museus do Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro.

Vista aérea da Praça São Pedro, no Vaticano
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Vista aérea da Praça São Pedro, no Vaticano

Demore-se na visita à Capela Sistina e explore o interior da Basílica de São Pedro, suba até a cúpula e tenha uma vista espetacular. Chegue cedo para não ficar muito tempo nas filas imensas… Você também tem a oportunidade de excursionar a basílica de madrugada, passeios em grupo por um acesso que interliga aos museu do Vaticano – uma visita guiada é imprescindível.

Castelo San Angelo – às margens do rio Tibre, construído para ser o mausoléu para o Imperador Adriano e sua família, quando foi construído, este era o edifício mais alto da Europa. Nele há uma fortaleza e um castelo medievais. E a vista é lindíssima.

Para sua viagem ficar completa procure garantir seus tíquetes com antecedência em rome.ticketbar.eu.

***

Paris (França)

Paris c’est l’amour… Há diversas atrações na charmosa capital francesa que você pode conhecer à pé, por transporte público e até de bicicleta.   E aí, já pensou na viagem romântica? O dia dos namorados está chegando aí e Paris é a Cidade do Amor!

A Torre Eiffel, uma das atrações mais visitadas de Paris

Dia 1

Torre Eiffel – Não dá mesmo para ir à Paris e não visitar a magnífica Torre Eiffel. Da Praça Trocadero você tem uma vista privilegiada da torre e faz fotografias incríveis.

Museu do Louvre – O Museu do Louvre está instalado no Palácio do Louvre, uma fortaleza do século 12 que foi ampliada e reformada em diversas ocasiões. Em 1989 foi construída a pirâmide de cristal, rompendo a monotonia dos grandes blocos cinzas do museu e que atualmente serve como porta de acesso. Não deixe de passear pelo Jardin de Toulleries, nas imediações do Louvre.

A Pirâmide de Vidro do Louvre, em Paris

Catedral de Notre Dame Uma rica construção gótica, das mais antigas do mundo, cerca 800 anos. Nesta catedral aconteceu a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joanna D’Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra e inspirou o escritor Victor Hugo (1808-1885) a escrever o clássico “Notre Dame de Paris” ou como conhecemos “O Corcunda de Notre Dame” (1831).

Dia 2
Arco do Triunfo – Construído para celebrar a vitória de Napoleão em 1806, o Arco do Triunfo foi inaugurado em 1836 pelo rei francês Luís Filipe, que o dedicou aos exércitos da Revolução e do Império. O Soldado Desconhecido foi enterrado na base do arco em 1921. A chama da recordação é reavivada todos os dias às 18h30.  Não deixe de subir para o terraço e ter uma vista privilegiada da cidade.

Interior da Catedral de Notre Dame

Montmartre – A Basílica de Sacre Couer fica nesse bairro, assim como diversos cafés e ruas aprazíveis para um passeio de bicicleta. O famoso cabaré Moulin Rouge, o Café Des Deux Moulins (do filme o fabuloso destino de Amélie Poulin) o Museu do erotismo também ficam nesse bairro.

Museu D’Orsay – Reconhecido internacionalmente por sua rica coleção de arte impressionista, o Musée d’Orsay também exibe toda a criação artística ocidental de 1848 a 1914. Suas coleções representam todas as formas expressivas, da pintura à arquitetura, bem como à escultura, às artes decorativas e à fotografia. Você certamente ficará deslumbrado com a beleza do lugar: uma estação de trem que parece um palácio, inaugurada para a Exposição Universal de 1900.

Não se esqueça que essas atrações tem muitos visitantes. Garanta sua visita com antecedência em paris.ticketbar.eu.

***

Amsterdã (Holanda)

Cruzeiros pelos canais de Amsterdã é uma das atrações

A capital da Holanda parece um sonho… é incrível como a capital oficial das tulipas, pontes e canais ainda tem, nos dias de hoje, lugares tão encantadores. As modernas estações de transporte público em Amsterdã são quase que futuristas. Um mundo à parte, diferente de tudo que você já viu!

Dia 1

Heineken Experience – A experiência cervejeira em Amsterdã tem seu lugar garantido nessa cervejaria, famosa internacionalmente.

Mercado de Flores – muito mais que um simples mercado de flores, um inacreditável cenário multicor espera você. Detalhe importante são as enigmáticas tulipas.

Fachada da casa onde morou Anne Frank

Casa de Anne Frank – quem já se emocionou com o livro “Diário de Anne Frank”, encontra aqui as marcas deixadas pelos conflitos na Segunda Guerra Mundial. O museu foi montado onde era a casa de Anne e sua família. Prepare-se para se emocionar muito.

Dia 2

Cruzeiros de canal em Amsterdã – Um passeio inesquecível para contemplar toda a beleza dos canais de Amsterdam, com suas belas pontes e casas barrocas.

Museumplein – nessa praça, além dos museus mais famosos de Amsterdam, como Rijksmuseum e o Van Gogh, você encontra o famoso letreiro ‘I Amsterdam’.

Letreiro “I Amsterdam” virou uma das atrações da capital holandesa

Instituto EYE Film – Abriga um espaço para exposições permanentes que exibe retrospectivas e exposições contemporâneas, bem como uma vasta cinemateca, cinema e um fabuloso restaurante-bar com um terraço com vista para a água. Pegue a balsa gratuita “Buiksloterwg” de trás da Estação Central, que leva três minutos.

É importante garantir com antecedência os tickets e passaportes para esses entre outros passeios www.iamsterdam.com.