Conheça as cidades em o que Brasil jogará na Rússia
Ano passado tive a incrível oportunidade de conhecer a Rússia. Visitei Moscou e São Petersburgo e fiquei maravilhada com o país e com tudo que vi. Este ano, a Copa do Mundo será realizada por lá e resolvi ajudar vocês a se organizarem para visitar o país e ainda curtir os jogos do Brasil no Mundial.
Como vocês sabem, agora que os sorteios foram feitos, os hotéis, passagens e trens vão esgotar super rápido e a cada dia que passa vão ficar mais caros. Por isso, recomendo que vocês façam as reservas o quanto antes para garantir um bom lugar por um preço justo.
Mas vamos as dicas práticas. Já que você vai a Rússia, com certeza vai querer conhecer um pouquinho do que ela tem a oferecer né?! Pra nossa alegria, os três primeiros jogos do Brasil passam por cidades famosas e ótimas de se conhecer no país.
Sendo o cabeça de chave do Grupo E, os jogos ficaram assim: ROSTOV (17 de junho – Brasil x Suíça), SÃO PETERSBURGO (22 de junho – Brasil x Costa Rica) e MOSCOU (27 de junho – Brasil x Sérvia).
Perfeito seria se Moscou fosse antes de São Petersburgo, mas como não podemos escolher essas coisas, o mapa fica mais ou menos como esse abaixo:
Como se locomover
Como vocês podem perceber as distâncias são longas entre os lugares, principalmente dado que a Rússia é um país imenso, então, recomendo que vocês façam essa locomoção de avião (eu uso muito a Voopter para pesquisar preços e comprar passagens, principalmente na Europa, e recomendo) ou de trem, falei sobre o Sapsan (o trem de alta velocidade) nos meus posts sobre Moscou e São Petersburgo.
A Aeroloft e a S7 são companhias aéreas russas, super tradicionais, então, provavelmente, vocês vão achar vários vôos com preços bons nelas. Podem comprar tranquilamente e ficar tranquilo na hora de voar.
Alugar carro pode ser uma boa opção se você é mais aventureiro. No interior da Rússia pouca gente fala inglês e as pacas de sinalização são em cirílico. O que pode dificultar o seu translado. Outro ponto que vale ser pensado no caso do aluguel do carro, são os estacionamentos nas cidades que costumam ser bem caros.
Onde ficar
Se você já está decidido mesmo a ir, minha maior dica é: corra, corra e corra. Como já falei aqui em cima, quanto antes você reservar os hotéis mais fácil conseguir um bom quarto, bem localizado com um preço mais honesto. Por isso, não pense duas vezes e faça sua reserva correndo.
- ROSTOV (Rostov on Don): 17 de junho – Brasil x Suíça
Situada no sul da Rússia, essa cidade foi fundada no ano de 1749 sendo a atual capital da província que tem o mesmo nome. Um dos mais relevantes centros industriais e comerciais do país, sendo ligada ao mar por um canal profundo. Possui ligação também com os mares Báltico, Branco e Cáspio.
>> Calcule uns 3 dias para a hospedagem já incluindo o dia do jogo.
Residentsiya (Izvolte) Hotel: Um dos melhores hotéis da cidade. É bem localizado, tem estacionamento gratuito, transfer para o aeroporto e quartos familiares.
Ramada Hotel e Suite: Hotel de rede para garantir que o inglês é falado e que você vai ser entendido. Apesar de não ser no centrinho, fica próximo a estação de trem, ao aeroporto e as principais estradas. Também tem estacionamento gratuito, transfer para o aeroporto e quartos familiares.
Don Plaza Congress: Hotel com mais jeitão de executivo, mas também super bem localizado. Também oferece estacionamento gratuito e transfer para o aeroporto.
Topos Congress: Um dos hotéis mais próximos do estádio. Fica a mais ou menso 2km do SKA, onde o Brasil vai jogar. Tem estacionamento, transfer e quartos familiares.
Aluguel de apartamento: Esse apartamento é bem localizado, próximo ao centro, em um prédio moderno com estrutura para atender a casais, família e amigos. Tem estacionamento, restaurante e free wifi.
> Veja mais hotéis em Rostov clicando aqui.
- SÃO PETERSBURGO: 22 de junho – Brasil x Costa Rica
Chamada carinhosamente de Peter, a cidade de São Petersburgo é uma cidade federal, (o que significa que é uma cidade autônoma da Rússia) e já foi capital do país. No ano de 1914 seu nome passou a ser Petrogrado e em 1924 foi renomeada como Leningrado, nome que persistiu até 1991 quando ocorreu a queda da União Soviética e a cidade retomou seu nome original que faz referência ao czar Pedro, O Grande responsável por sua fundação no ano de 1503. Para saber mais sobre São Petesburgo, clique aqui.
>> Recomendo que você fique 4 dias inteiros, já incluindo o do jogo.
Belmond Grand Europa (fiquei lá, recomendo muito!), W Hotel, Four Seasons Hotel Lion Palace e Kempisnki Hotel Moika 22: São todos hotéis de muito luxo. Conheci todos eles quando estive lá e posso indicar todos. São hiper bem localizados e sem dúvidas, excepcionalmente confortáveis.
Petr: Outra opção super bem localizada, mas bem mais acessível que os hotéis anteriores. Eles oferecem transfer para o aeroporto e quartos familiares.
Sonata: Também fica próximo de tudo e oferece transfer para o aeroporto. É uma opção mais simples e econômica.
Arena Hotel: O hotel mais perto da Arena Krestovsky. Uma opção simples mas bem localizada para quem quer apenas ver o jogo.
Aluguel de Apartamento: Em São Petersburgo as tarifas de hotéis podem ser mais altas, por isso, alugar um apartamento pode ser uma boa opção.
>> Veja mais hotéis em São Petersburgo clicando aqui.
Para ler todos os posts publicados no blog sobre São Petersburgo, clique aqui. Veja mais dicas de hospedagem, onde comer, pontos turísticos, segurança, o que fazer, como chegar e etc.
- MOSCOU: 27 de junho – Brasil x Sérvia
Sendo uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2018, a capital russa tem uma história interessante, tendo sido fundada aproximadamente no ano de 1140 quando recebeu o status de capital do Grão-Ducado de Moscou em 1712 deixou de ser a capital para dar lugar a São Petersburgo que nessa época era uma cidade relativamente nova. Moscou só voltou a ser a capital do país após a Revolução Bolchevique no ano de 1918. Mesmo com a queda da União Soviética a cidade continuou como a capital russa. Uma das principais cidades turísticas da Rússia, está situada bem na divisa entre o continente europeu e asiático
Four Seasons, Ararat Park Hyatt, Ritz Carlton e Metropol são algumas das opções mais luxuosas da cidade. Todos super pertinho da Praça Vermelha, o que é uma ótima pedida para quem quer fazer turismo além de assistir aos jogos da seleção. Não espere gastar pouco dinheiro nesses hotéis, mas saiba que provavelmente eles vão valer cada centavo.
Peter 1: Foi o hotel que eu me hospedei. Ele é um 5 estrelas mais simples e que merecia 4 estrelas. Mas fica perto da Praça Vermelha e é bem confortável. Ele oferece transfer para o aeroporto e vale o custo x benefício.
Mercure Moscow Baumanskaya: Um hotel de rede, que fica um pouco afastado do bafafá mas tem transfer para o aeroporo e fica na boca no metro. Sem falar que é uma opção mais acessível.
Double Tree e Hampton, são dois hotéis da Rede Hilton que ficam bem próximos ao estádio e são boas opções para se hospedar.
The Kubs Capsule Hotel: Quer só dormir e gastar o mínimo possível, essa é uma boa opção para você. O hotel-capsula oferece “quartos” (ou capsulas) a partir de R$66. O que é um achado para essa época do ano.
>> Veja mais hotéis em Moscou clicando aqui.
Para ler todos os posts publicados no blog sobre Moscou, clique aqui. Tem outras dicas de hospedagem, restaurantes imperdíveis, passeios, pontos turísticos, dicas, tour no metrô, lojas e muito mais.
Bom, como sou brasileira, não desisto nunca e tenho memória curta a ponto de não me lembrar do 7×1 (#odio!), acredito piamente que o Brasil passará adiante na copa. Se isso acontecer teremos dois possíveis cenários:
– Se terminar a primeira fase ganhando, como o cabeça de chave do grupo, os jogos seguintes acontecerão em Samara, Kazan, São Petersburgo e Moscou.
– Se ficar em segundo lugar no grupo, os jogos serão em São Petersburgo, Samara, Moscou e Moscou.
Ou seja, o primeiro cenário é melhor para o nosso futebol e para os turistas também. Por isso, apesar de não ter conhecido essas cidades, fiz uma pequena pesquisa sobre essas outras cidades e de alguns hotéis por lá para vocês se hospedarem.
- SAMARA: 2 de julho – Oitavas de final
A cidade de Samara, é capital da província, possui o mesmo nome, e durante o período de 1935 a 1991 foi chamada de Kuybyshev. Sua fundação se deu no ano de 1586. O maior rio da Europa, o Rio Volga, corta a cidade. Ela fica a 17 horas de trem de Moscou.
Holiday Inn Samara: Rede americana de hoteis que é simples e acessível. Nada mal para a época da copa do mundo.
Moya Hotel: Hotel bacaninha que fica a 5km do Cosmos Arena. Oferece transfer para o aeroporto, estacionamento gratuito além de vários tipos de quarto para todos os gostos e bolsos. (Bônus: fica pertinho de uma IKEA! heheheh)
Hampton by Hilton: Hotel mais acessível da rede Hilton. Uma opção boa para quem gosta de hotéis de rede e quer ter certeza de conseguir falar em inglês no hotel.
Ibis Samara: Uma opção super mais em conta na cidade. A rede Ibis é conhecida por ter bom preço e qualidade. Além disso tem estacionamento e transfer para o aeroporto.
>> Veja mais hotéis em Samara clicando aqui.
- KAZAN: 6 de julho – Quartas de Final
Capital do Tartaristão, região com maior concentração de muçulmanos na Rússia, Kazan tem em seu Kremlin a principal atração para turistas. O complexo, que data do reinado de Ivan, o Terrível, no século XVI, abriga prédios importantes para a cidade, como a Catedral da Anunciação e a Mesquita Kul Sharif, símbolo da convivência pacífica entre as duas religiões no local atualmente.
The Mirage: Um hotel luxuoso no centro da cidade de Kazan, bem próximo dos principais pontos turísticos. Tem estacionamento, transfer e quartos familiares.
Riviera Hotel: É a melhor opção pertinho da Arena Kazan, onde será realizado o jogo do Brasil. É possível ir a pé para o estádio. Oferece transfer para o aeroporto e estacionamento gratuito.
Ramada Kazan City Centre: Uma opção um pouco mais acessível no centro da cidade. Ele também oferece estacionamento, transfer para o aeroporto e quartos familiares.
Park Inn by Radisson: Outra opção boa com preço um pouco melhor. Ele fica muito próximo ao aeroporto e assim como os outros tem transfer, estacionamento e quartos familiares.
>> Veja mais hotéis em Kazan clicando aqui.
Agora que você já está minimamente orientado sobre os jogos e cidades que o Brasil vai jogar, não perca tempo e faça logo suas reservas tanto de hotel, quanto de passagens aéreas e de trem. São muitas pessoas, do mundo inteiro para assistir aos jogos.
Se você ainda não tem ingressos, recomendo muito o Follow Brasil. Que são todos os jogos do Brasil enquanto ele estiver disputando a copa. Vale muito a pena. Se você não conseguir pelo site da Fifa, procure em alguma agência especializada, elas costumam comprar em lotes e depois revender.
LEMBRETE IMPORTANTE: É necessário um seguro de saúde para viagens com cobertura mínima de 30 mil euros para entrar na Rússia e em todos os países da Europa. Eu costumo usar esse comparador de preços e coberturas da Real Seguros para fechar os meus seguros e recomendo.
Tudo pronto? Agora é só vestir a camisa, pintar o rosto e decorar as musiquinhas de estádio para torcer muito para a nossa seleção conseguir conquistar esse hexa!
VAMOS BRASIL! RUMO AO HEXA! =)
Nathalia Tosto é jornalista, consultora de viagens e autora do blog Coisas que Amamos, do Instagram e Facebook de mesmo nome. Já viajou para mais de 40 países e no blog e redes sociais, ela costuma dividir suas experiências, viagens, fotos e dicas, além de elaborar roteiros personalizados e consultorias de viagens para outros viajantes.