36ª Bienal de São Paulo
A Bienal tá de volta! De setembro a janeiro, mais de 120 artistas ocupam o Ibirapuera com arte, encontros e reflexões — tudo grátis! 🎨✨
A maior exposição de arte contemporânea do Hemisfério Sul está de volta! A 36ª Bienal de São Paulo abre suas portas no dia 6 de setembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera, e segue até 11 de janeiro de 2026 com entrada gratuita.
Com o título “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática”, inspirado em um poema de Conceição Evaristo, a mostra convida o público a mergulhar em reflexões sobre humanidade, natureza e escuta.
Nesta edição, serão 120 artistas de diversas partes do mundo ocupando o Pavilhão da Bienal e outros cinco na Casa do Povo, no centro de São Paulo. Entre os destaques brasileiros estão nomes como Maxwell Alexandre, Lídia Lisbôa, Maria Auxiliadora e Gê Viana, ao lado de grandes nomes internacionais como Wolfgang Tillmans, Otobong Nkanga e Oscar Murillo.
O público vai encontrar obras em linguagens variadas — da performance ao vídeo, da pintura às práticas comunitárias — em uma proposta que se inspira nos fluxos migratórios das aves e nas águas que conectam culturas.
Além de reunir artistas potentes, a 36ª Bienal marca história: é a primeira vez em 70 anos que a Fundação Bienal é liderada por uma mulher, Andrea Pinheiro, ao lado de Maguy Etlin. E para ampliar o acesso, a edição terá a duração inédita de quatro meses, com uma programação educativa paralela que promete transformar a visita em uma experiência ainda mais rica.
Uma oportunidade única de ver a arte global em diálogo direto com os desafios e esperanças do nosso tempo — tudo isso sem gastar nada.
Gosta de sair sem gastar horrores e ainda se divertir? Descubra rolês imperdíveis na Gira!
Sobre o 36ª Bienal de São Paulo:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
De 06/09/2025 a 11/01/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Terça, quarta, quinta, sexta e domingo, das 10h às 18h. (última entrada às 17h30)
Sábado, das 10h às 19h.
(última entrada às 18h30)
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes