Caminhada São Paulo Negra

Passeio resgata as histórias negras do centro da capital paulista, incluindo bairros como Liberdade e Bixiga, que têm narrativas de pro

27/02/2019 12:32 / Atualizado em 05/06/2024 19:16

São Paulo é a cidade com a maior população negra do Brasil e as histórias negras estão por toda a cidade. Para narrar o que é silenciado, a Caminhada São Paulo Negra, do Guia Negro, apresenta um roteiro cheio de história e ancestralidade.

A caminhada em São Paulo acontece nos bairros da Liberdade e do Bixiga, mas o evento está espalhado por todo o Brasil. É possível fazer a Caminhada Negra no Rio de Janeiro, em Recife, Olinda, Salvador, João Pessoa e até na Ilha de Boipeba.

A Caminhada São Paulo Negra passeio apresenta lugares importantes da história dos negros na cidade, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos e a estátua da mãe preta. Além disso passa pelo antigo Pelourinho e do antigo Morro da Forca.

A caminhada começa no bairro da Liberdade, um reduto negro nos séculos XVIII e XIX e termina no Largo do Arouche. Ali o jornalista Guilherme Soares Dias e o produtor cultural Heitor Salatiel contam a história de personagens negros importantes, que foram  invisibilizados em vários espaços. 

A Caminhada São Paulo Negra acontece pelo menos uma vez por mês. Então agende seu passeio e conheça mais das histórias apagadas pelo racismo.

Sobre a Caminhada São Paulo Negra:

Quanto custa?

R$ 75

Comprar ingresso

Datas e horários

Dias 11/05/2024, 25/05/2024

Horário: Às 10h

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes