Exposição ‘Demonstra: pela poética def’
Bora conhecer uma expo que coloca o corpo def no centro da criação artística? A “Demonstra” chega à Paulista com obras potentes e acesso gratuito.
A Avenida Paulista ganha uma nova experiência artística com a estreia da exposição “Demonstra: pela poética def”, que ocupa o Centro Cultural Fiesp a partir de 9 de dezembro.
A mostra reúne seis artistas com deficiência — Lua Cavalcante, Nara Rosetto, Guto Oca, Daniel Moraes, Jeff Barbato e João Paulo Racy — criando um território coletivo onde corpo, memória e invenção se cruzam. A proposta é deslocar o olhar do público e apresentar a deficiência como potência estética, política e sensorial.
Com curadoria de Daniel Moraes e colaboração de Júlia Ayerbe, a exposição reúne desenhos, fotos, objetos, videoperformances e publicações que compõem uma constelação de poéticas def. A ideia é explorar acessibilidade estética e questionar modelos tradicionais de representação, destacando novas formas de existir e criar no campo das artes visuais.
Entre os três eixos curatoriais (Derritório, Monstra e Manifestu) o público mergulha em vivências que atravessam cotidiano, ancestralidade e fabulação.
A abertura acontece em um momento simbólico, entre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o aniversário da Paulista, reforçando a potência da mostra como espaço de (re)existência e criação. Tudo com entrada gratuita, para que cada visitante possa descobrir — sem barreiras — novas maneiras de ver e sentir a arte.
Sobre a Exposição ‘Demonstra: pela poética def’:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
De 09/12/2025 a 03/05/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Terça a domingo, 10h às 20h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes