Exposição ‘FUNK: Um grito de ousadia e liberdade’
O funk toma conta da Estação da Luz com uma mostra que mistura história, linguagem, dança e arte para revelar a potência desse movimento cultural
O Museu da Língua Portuguesa acaba de abrir as portas para uma daquelas exposições que já chegam com o som lá no alto: “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”.
Nascido nas periferias urbanas, amado por multidões e estudado por pesquisadores, o funk aparece aqui como força estética, política e social que molda fala, moda, comportamento e criação. Depois de bombar no MAR, no Rio, a mostra desembarca em São Paulo ampliada, com acervos inéditos sobre o funk paulista.
A exposição passa por tudo: das raízes nos bailes black aos impactos do gênero na dança, nas artes visuais e na construção de identidades. São 473 obras, entre fotos, pinturas, vídeos e registros que atravessam gerações — de James Brown na Chic Show a Lady Zu, Nelson Triunfo e toda uma galera que pavimentou o caminho até o funk que conhecemos hoje.
As obras contemporâneas também chegam com força, trazendo artistas que transformam o ritmo em visualidade, afeto e crítica.
Além de celebrar o funk como linguagem viva, a mostra mira especialmente o público jovem, que muitas vezes não circula nos grandes museus, mas que vive o funk todos os dias. É uma chance de se reconhecer nas narrativas, rever a história com outros olhos e ainda explorar a exposição principal do Museu.
A visita fica em cartaz até agosto de 2026, com ingressos gratuitos aos sábados e domingos. Pode ir sem medo que é um baita rolê!
Bora aproveitar que estamos no centrão para explorar outros cantinhos? Se liga nessa lista: Roteiro de um dia no centro de São Paulo
Sobre a Exposição ‘FUNK: Um grito de ousadia e liberdade’:
Quanto custa?
R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia). Entrada gratuita aos sábados e domingos
Datas e horários
De 15/11/2025 a 31/08/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: De terça a domingo, das 9h às 16h30
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes