Exposição ‘Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon’
O Museu das Favelas abre uma imersão potente no legado de Frantz Fanon, conectando arte, memória e resistência em mais de 130 obras de diversos territórios
O Museu das Favelas abre as portas para “Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon”, uma mostra que celebra a força e a atualidade do pensamento de um dos maiores intelectuais do século XX.
A partir de 25 de novembro, o público encontra um recorte potente sobre arte, política e memória, marcando também os três anos da instituição.
A exposição reúne mais de 130 obras de 40 artistas brasileiros e internacionais, com trabalhos que atravessam pintura, fotografia, vídeos e instalações. Tudo isso organizado em quatro eixos poéticos que exploram narrativas contracoloniais, diálogos entre territórios e as muitas maneiras de imaginar novos futuros a partir das periferias do mundo.
Entre os destaques, aparecem nomes como Dalton Paula, Rebeca Carapiá, Nenesurreal, Juliana dos Santos e artistas de países como Angola, Colômbia, Argélia e Marrocos.
A mostra segue até maio de 2026 e reafirma o Museu das Favelas como um espaço essencial de reflexão, criação e celebração das potências que emergem das quebradas brasileiras e de tantas outras geografias.
Museus com entrada gratuita em São Paulo: saiba como visitar
Sobre a Exposição ‘Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon’:
Datas e horários
De 25/11/2025 a 24/05/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes