Exposição ‘Joaquín Torres García – 150 anos’
Com obras, manuscritos e o icônico Mapa Invertido, exposição no CCBB revisita Joaquín Torres García como pensador do sul global.
A programação gratuita de férias do CCBB São Paulo ganha um de seus grandes destaques com a exposição Joaquín Torres García – 150 anos, inédita no Brasil.
Em cartaz até março de 2026, a mostra reúne cerca de 500 itens entre obras, documentos, desenhos, manuscritos e objetos, celebrando a trajetória de um dos principais nomes da arte moderna latino-americana.
Com curadoria de Saulo di Tarso, em parceria com o Museo Torres García, a exposição apresenta um panorama amplo da produção do artista uruguaio e de seu pensamento conhecido como “universalismo construtivo”.
Um dos pontos altos é o icônico Mapa Invertido (1943), símbolo da ideia de que “nosso norte é o sul” e marco visual de uma reflexão que antecipa debates atuais sobre identidade, decolonialidade e produção cultural a partir da América Latina.
Além das obras históricas, a mostra propõe conexões com artistas brasileiros e latino-americanos influenciados por Torres García, ampliando o diálogo entre arte, educação e sociedade. O percurso expositivo convida o público a ir além da contemplação estética e a mergulhar em uma experiência que reposiciona o sul como centro de pensamento, criação e invenção artística.
Rolê grátis é sempre bom: descubra o que tá rolando pela cidade.
Sobre a Exposição ‘Joaquín Torres García – 150 anos’:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
De 10/12/2025 a 09/03/2026 (Segunda, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Das 9h às 20h, exceto às terças
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes