Exposição ‘Onde as Borboletas Não Habitam’
Exposição imersiva transforma os desenhos de crianças em Terezín em um potente alerta sobre memória, arte e resistência. Entrada gratuita, hein!
A Unibes Cultural abre suas portas para uma mostra que emociona e faz pensar: Onde as Borboletas Não Habitam.
A exposição recria em grandes painéis os desenhos feitos por crianças e adolescentes no campo de concentração nazista de Terezín, na atual República Tcheca. Com recursos de áudio e vídeo, as obras ganham vida e revelam como a arte foi um respiro possível diante dos horrores da Segunda Guerra.
A ideia nasceu a partir do livro homônimo da artista e educadora Luciane Bonace, inspirado em ilustrações encontradas em duas malas após o fim da guerra. O título vem de um poema do jovem prisioneiro Pavel Friedman, que escreveu: “borboletas não vivem aqui, no gueto”.
A curadoria é assinada por Bonace e pela arquiteta Karen Zolko, que acreditam na força da arte e da educação como caminhos contra o preconceito e o esquecimento.
Mais do que uma viagem no tempo, a mostra faz um chamado urgente ao presente: lembrar para não repetir. Com entrada gratuita, Onde as Borboletas Não Habitam convida o público a refletir sobre empatia, liberdade e humanidade, lembrando que até nas sombras mais densas, a arte insiste em florescer.
Passeios gratuitos por São Paulo você encontra aqui, na Gira Catraca Livre :)
Sobre a Exposição ‘Onde as Borboletas Não Habitam’:
Datas e horários
De 12/11/2025 a 14/12/2025 (Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Quarta a domingo, das 12h às 19h (última entrada às 17h)
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes