Exposição ‘Organismo Sintético’, de Gpeto

Exposição gratuita no centro do Rio une arte, tecnologia e IA com esculturas vivas e monstruosas que parecem ter vindo de outro mundo. A Catraca te conta:

08/08/2025 14:45 / Atualizado em 13/08/2025 14:16

Exposição gratuita de um artista carioca? Temos! Até o dia 4 de setembro, a Galeria Refresco, localizada no centro do Rio de Janeiro, recebe a mostra ‘Organismo Sintético‘, com 25 obras assinadas por Gpeto, trazendo muita inovação em um diálogo com tecnologia e inteligência artificial — é para expandir a cabeça! Entrada franca!

A maior parte das peças são esculturas que carregam o estilo característico do artista e têm uma particularidade mais do que especial: são VIVAS!

As obras possuem formatos dinâmicos, com um ar monstruoso, parecendo vidas de outro mundo, que se reproduzem por conta própria. Com essa aparência única, Gpeto estimula no público uma reflexão sobre a relação entre o orgânico e o sintético e, principalmente, entre o universo digital e o natural.

Esse debate se inicia já no próprio processo de criação do artista. Gpeto — que tem obras no acervo do Museu de Arte do Rio (MAR) — faz uso de recursos tecnológicos em sua arte.

Com a técnica ‘autoreplicante‘, ele aplica IA e algoritmos sobre suas obras anteriores, que ganham versões reconfiguradas, a partir das quais ele trabalha artisticamente. Aqui, ele traz a ideia do desdobramento infinito possibilitado pela tecnologia. Incrível!

A arte ganha autonomia e se transforma em um organismo vivo, que é ao mesmo tempo sintético, artificial e tecnológico.

Bora? Na exposição Organismo Sintético, você sai refletindo sobre o limite — se é que existe algum — entre arte e tecnologia.

Não é necessário reservar ingressos antecipadamente.

Sobre a Exposição ‘Organismo Sintético’, de Gpeto:

Quanto custa?

Gratuito

Datas e horários

De 17/07/2025 a 04/09/2025 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado)

Horário: Terça a sexta das 12h às 19h | Sábados das 10h às 16h

Acessibilidade

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados