Exposição ‘Tecituras’

Rolê reúne tapeçaria, bordado e esculturas de 30 artistas que revolucionaram a presença do fio e do tecido na arte nacional

A arte têxtil há muito tempo deixou de ser vista apenas como artesanato tradicional para fincar os pés com força nos maiores museus e bienais do mundo. Para mostrar essa evolução fascinante, o Farol Santander São Paulo apresenta a exposição Tecituras, que ocupa a galeria do 23º andar do icônico prédio no centro da capital paulista.

Com curadoria de Denise Mattar e consultoria da artista Eva Soban, a mostra reúne 29 obras de 30 artistas que traçam um panorama potente de quase sete décadas da produção têxtil brasileira. O grande trunfo do rolê é colocar em diálogo lendas históricas da nossa arte — como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Mira Schendel — com nomes fortes da cena contemporânea, como Ernesto Neto, Leda Catunda, Alex Rocca e Jessica Costa.

Em vez de seguir uma linha do tempo rígida, a exposição divide as obras por afinidades em três núcleos temáticos. O público confere a evolução do tear manual, a força do bordado com status de pintura e os experimentos tridimensionais, onde o tecido rompe barreiras e vira escultura.

Entre as surpresas estão obras inéditas criadas exclusivamente para o espaço por artistas como Adrianna Eu — que desenvolveu uma instalação para dialogar com o icônico lustre do hall —, Andrea Dal’Ollio e a própria Leda Catunda.

Como as texturas e os relevos são as grandes estrelas ali, a exposição conta com um projeto muito massa de acessibilidade. Em parceria com a equipe educativa, o público tem a chance de tocar em amostras reais de lãs, linhas e tramas usadas nas obras, transformando a visita em uma experiência totalmente sensorial.

Exposições imperdíveis em SP? A gente te fala onde colar. Clique aqui!

Sobre a Exposição ‘Tecituras’:

Quanto custa?

A partir de R$ 22,50 (meia)

Comprar ingresso

Datas e horários

De 17/07/2026 a 18/10/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)

Horário: Terça a domingo, das 09h às 20h

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes