Programação especial – Mês da Consciência Negra
De samba a contação de histórias, São Paulo vive uma semana de celebração à cultura negra com arte, ancestralidade e muita troca gratuita
Em novembro, São Paulo se enche de arte, reflexão e celebração com uma programação especial pelo Mês da Consciência Negra.
De 5 a 9 de novembro, espaços culturais da cidade recebem atividades gratuitas que vão do teatro à literatura, passando pela música, brincadeiras e performances que valorizam as tradições afro-brasileiras e a potência da ancestralidade.
As bibliotecas entram no clima com contações de histórias inspiradas em contos afro-brasileiros e brincadeiras típicas de países africanos, que aproximam o público (especialmente a criançada) das raízes culturais do continente.
Já a Casa de Cultura Vila Guilherme recebe o grupo Galocantô com o projeto “Galo de Rua”, uma homenagem ao samba como símbolo de resistência e identidade.
E tem mais: o Teatro Alfredo Mesquita apresenta o poético “Boca Piu”, o Centro de Culturas Negras lança o livro Repensando a Fala, de Kelen Jesus, e a Casa de Cultura Guaianases promove a intervenção infantil “Zumbabe”, que mistura dança, música e imaginação.
É uma semana para celebrar a força da cultura negra, reconhecer suas histórias e fortalecer o diálogo pela diversidade.
Sobre a Programação especial – Mês da Consciência Negra:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
De 05/11/2025 a 09/11/2025 (Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Em diversos horários! Confira a programação completa no site da Prefeitura
Acessibilidade
Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados