Sala de vídeo: Emilija Škarnulytė
A obra transforma a Sala de Vídeo do museu em um cenário infinito, com imagens refletidas que colocam o visitante dentro da paisagem amazônica
O MASP traz para São Paulo uma experiência imersiva inédita no Brasil: a videoinstalação Æqualia (2023), da artista lituana Emilija Škarnulytė.
Entre 10 de outubro e 23 de novembro, o público poderá mergulhar na travessia da artista pelo Encontro das Águas, em Manaus, onde os rios Negro e Solimões se encontram, numa obra que mistura natureza, mito e contemplação.
A instalação transforma a Sala de Vídeo em um espaço de imersão, fazendo com que visitantes sintam a escala e a força da paisagem amazônica.
Na obra, Emilija nada como uma sereia entre botos cor-de-rosa, criando uma narrativa que mistura cultura indígena, mitologia amazônica e preocupações socioambientais. As imagens são projetadas em uma parede principal, refletidas nas laterais, ampliando o espaço e fazendo o público se sentir parte da cena.
Com curadoria de Daniela Rodrigues, a mostra integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias da Ecologia. A experiência reforça o compromisso do MASP em aproximar arte e público de forma inclusiva, sensorial e instigante.
Sobre a Sala de vídeo: Emilija Škarnulytė:
Quanto custa?
R$ 75 (inteira); R$ 37 (meia-entrada) | Terças grátis (o dia inteiro) e sextas grátis das 18h às 20h30
Datas e horários
De 10/10/2025 a 23/11/2025 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Terça das 10h às 20h.
Quarta e quinta das 10h às 18h.
Sexta das 10h às 21h.
Sábado e domingo das 10h às 18h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes
Áudio descrição disponível
Intérprete de Libras