Samba da Pedra do Sal

Foto: (Gabriela Rassy)
Gabriela Rassy

Vai ter samba?! Vai sim, mas só se São Pedro deixar!

Detalhes

Roda de Samba tradicional no Rio de Janeiro é na Pedra do Sal, na Saúde. Aos pés do Morro da Conceição, próximo ao Largo de São Francisco da Prainha, acontece todas às segundas uma roda de samba que não deixa ninguém parado. E o melhor de tudo: é 0800!

Escutar samba na Pedra do Sal é como abraçar a herança africana deste ritmo. A região é conhecida por “Pequena África”, lar histórico da comunidade afro-brasileira na Região Portuária do Rio de Janeiro. Entre 1850 e 1920, escravos libertos permaneceram vivendo e trabalhando nesta área.

A roda de samba vem dá época em que os escravos faziam festas em suas casas. Ali nasceu o samba urbano carioca e surgiram sambistas populares e antigos ranchos carnavalescos. Além disso, grandes mestres tocaram e cantaram na região, como por exemplo Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres.

A grande pedra funciona quase que como uma arquibancada, onde cariocas, turistas e gringos bebem juntos, cantam e dançam. Vale demais conhecer, mas lembre-se de respeitar o espaço das pessoas negras e frequentadoras assíduas da roda. Antes de mais nada, reconheça seu lugar.

Sobre a Samba da Pedra do Sal:

Quanto custa?

Grátis

Datas e horários

Segunda

Das 19h às 00h

Acessibilidade

Não oferece estrutura de acessibilidade

Detalhes