‘A terra, o fogo, a água e os ventos – Por um Museu da Errância com Édouard Glissant’

Um museu que não para: exposição gratuita em SP convida o público a caminhar entre rupturas, reinvenções e a paisagem natural, em um museu super inovador!

25/08/2025 14:45

A nova exposição do Instituto Tomie Ohtake transforma o museu em movimento – e é gratuita! Intitulada ‘A terra, o fogo, a água e os ventos – Por um Museu da Errância com Édouard Glissant‘, a mostra propõe um mergulho na vida e na obra de Édouard Glissant, renomado poeta francês. O museu assume um formato diferentão, inspirado nas ideias do próprio escritor, que faleceu em 2011.

Glissant criou o conceito de ‘Museu da Errância‘, no qual o museu se torna um arquipélago: cheio de rupturas, transformações e reinvenções. Um espaço fluido, marcado pelo movimento. É um encontro entre tempo, paisagem, memória, território e linguagem!

Assim como o pensamento do autor, a ideia é apresentar uma nova forma de dialogar com os elementos naturais da paisagem, que estão em constante desconstrução.

De 3 de setembro a 25 de janeiro, o Instituto Tomie Ohtake coloca em prática o ‘Museu da Errância’, algo que Glissant nunca teve a oportunidade de concretizar.

Essa experiência vem acompanhada de um grande panorama sobre Glissant – o que torna tudo ainda mais emocionante. Será exibido um acervo pessoal do autor, com muitos materiais inéditos no Brasil!

O público poderá ver manuscritos, entrevistas, documentos, cadernos e vídeos de Glissant, além de pinturas, esculturas e gravuras de artistas com quem ele conviveu ou sobre os quais escreveu. Tem até um caderno sobre sua viagem pelo Rio Nilo!

Ah, e ainda estão presente obras de mais de 30 artistas contemporâneos que tem o poeta como inspiração, o utilizando para pensar questões atuais, como a imigração! Alguns dos nomes, que vem do mundo todo, são  Chico Tabibuia, Emanoel Araújo e Federica Matta.

Bora nessa jornada entre a terra, o fogo e a água? Entrada franca, sem necessidade de reservar ingressos!

Sobre o ‘A terra, o fogo, a água e os ventos – Por um Museu da Errância com Édouard Glissant’:

Quanto custa?

Gratuito

Datas e horários

De 03/09/2025 a 25/01/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)

Horário: Das 11h às 19h (última entrada até 18h)

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes