Top 15 lugares para praticar esportes ao ar livre em SP
Nada de academia: São Paulo tem parques, trilhas, cachoeiras e espaços urbanos perfeitos para correr, pedalar, praticar yoga e muito mais ao ar livre.
Nada de esteiras, espelhos e música aleatória. A cidade de São Paulo tem parques, cachoeiras, pontes e cenários que talvez você nunca tenha imaginado para se praticar atividades ao ar livre. Corrida, pedal, skate, yoga ou mesmo esportes aquáticos estão espalhados pela capital.
Além de mexer o corpinho, você cuida dessa cabecinha que só pensa em trabalho e transforma sua vida. Duvida? Então vem na minha!
Avenida Paulista – Caminhada, corrida e bike
📍 Avenida Paulista – Bela Vista / Consolação
Aos domingos, a via mais icônica da cidade vira área exclusiva para pedestres e ciclistas. É o cenário perfeito para caminhar, correr, pedalar ou simplesmente se movimentar no meio da cidade, com direito a artistas de rua e clima de passeio.
Catraca Livre indica passeios para curtir os domingos em SP
Parque da Cantareira – Trilhas e caminhadas
📍 Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Para quem quer trocar o asfalto por mata fechada, o parque oferece trilhas de diferentes níveis, muito verde e contato direto com a natureza — tudo isso sem sair da cidade.
📍 Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana
Um dos espaços mais completos para atividades físicas ao ar livre. Dá pra correr, caminhar, pedalar, usar aparelhos de ginástica ou praticar esportes coletivos em meio a um dos cartões-postais de São Paulo.
Praça Roosevelt – Skate e patins
📍 Praça Franklin Roosevelt – Consolação
Referência para a cena do skate na cidade, a praça tem piso ideal para manobras e também funciona bem para quem anda de patins ou quer treinar equilíbrio e resistência.
Marginal Pinheiros – Ciclismo e corrida
📍 Acesso pela estação Villa-Lobos–Jaguaré
A ciclovia às margens do rio é uma das mais extensas da cidade e ótima para treinos longos de bike ou corrida, com menos interferência do trânsito e vista aberta.
Parque Estadual do Jaraguá – Caminhada e trilha
📍 Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá
Além das trilhas, o parque abriga o Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade. Subir até lá é um ótimo desafio físico, com recompensa em forma de vista panorâmica.
📍Estrada do Capivari, 5005 Engenheiro Marsilac
Localizada no extremo Sul do município de São Paulo, a cachoeira é ponto de encontro para esportes radicais na água.
Ali, a A SelvaSP EcoAventura promove Rafting, Ducking, Boia Cross, Rapel, Tirolesa, Arvorismo, Trekking, MountainBike, Cicloturismo para todos os públicos.
Represa de Guarapiranga – Stand up paddle e canoagem
📍 Zona Sul – região da represa
Com apoio de projetos e clubes locais, a represa virou ponto para esportes aquáticos. O SUP e a canoagem são atividades que trabalham força, equilíbrio e resistência.
Alguns clubes, como Team Brasil, Suporte e Mau Loa Paddle Club ficam às margens da represa para dar cursos desses esportes para crianças e adultos.
📍 Estação Sumaré da Linha 2 Verde | Mirante atrás do MASP
A prática do rapel urbano acontece em dois pontos famosos de São Paulo. No mirante, pode procurar a turma do Harpias Vertical para saber os horários e datas.
Agora, no Sumaré, basta chegar cedo para garantir sua vaga, que é por ordem de chegada. Acesse Rapel SP para saber mais!

Parque Villa-Lobos – Corrida e bike
📍 Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
Plano, amplo e bem estruturado, é ideal para quem quer correr, pedalar ou caminhar com regularidade, além de contar com pistas bem sinalizadas.
Parque da Sabesp – Yoga e práticas coletivas
📍 Rua Dr. Paulo Vieira, 134 – Sumaré
Espaço que recebe atividades coletivas ao ar livre, como aulas de yoga, alongamento e práticas corporais. Um convite para desacelerar e cuidar do corpo de forma consciente. Confira aqui!
Parque Linear Bruno Covas – Pedal, corrida e caminhada
📍 Acessos pela Marginal Pinheiros: Ponte Cidade Jardim, Ponte Laguna e Ponte João Dias
Um dos melhores pontos da cidade para quem gosta de pedalar com mais fôlego. O parque acompanha o Rio Pinheiros e oferece uma longa pista para bicicleta, além de espaços para corrida, caminhada, patins e estações de ginástica ao longo do trajeto.
Parque Minhocão – Caminhada, skate, yoga e bike
📍 Acessos pela Praça Roosevelt, Largo de Santa Cecília, Praça Marechal Deodoro e Barra Funda
Quando fechado para carros, aos finais de semana, o elevado vira um parque urbano suspenso no coração da cidade. Ideal para caminhar, correr, andar de bicicleta, patins ou skate, o espaço também recebe práticas como yoga e alongamento.
Parque Ecológico do Tietê – Trilhas, futebol e pedal
📍 Rodovia Parque, 8.055 – Engenheiro Goulart
Um dos maiores parques da cidade, combina natureza e esporte em grande escala. Dá para caminhar por trilhas extensas, pedalar, jogar futebol em campos abertos ou simplesmente explorar a área verde que preserva a flora e a fauna da várzea do Tietê.
Centro de Esportes Radicais – Skate, parkour e pump track
📍 Av. Castelo Branco, 5.700 – Bom Retiro
Espaço dedicado a quem gosta de atividades mais intensas e urbanas. Reúne pistas de skate, área específica para parkour, ciclovia, circuito pump track e espaços de alongamento. É um convite para explorar força, equilíbrio e coordenação em um ambiente totalmente ao ar livre.