Bolsa Família será antecipado até dezembro de 2024; veja para quem
Beneficiários do Bolsa Família em áreas afetadas por enchentes terão acesso antecipado ao benefício
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou uma mudança significativa no calendário do Bolsa Família com a antecipação do benefício para moradores do Rio Grande do Sul até dezembro de 2024.
Esta alteração foi implementada para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes que devastaram o estado.
As famílias gaúchas que recebem o Bolsa Família agora terão acesso antecipado ao benefício.
- IFSuldeMinas abre 750 vagas em dois cursos gratuitos
- CVC antecipa Black Friday e oferece descontos de até 50%
- Flórida em família: 10 passeios baratos para fazer
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
Ao contrário do cronograma regular que segue a escala do Número de Identificação Social (NIS), onde os pagamentos são distribuídos ao longo dos dez últimos dias úteis de cada mês, todos os beneficiários no Rio Grande do Sul poderão movimentar o recurso no primeiro dia de pagamento.
“Nós continuamos firmes no apoio ao povo gaúcho. O estado vive um momento de reconstrução, e o Governo Federal vai ajudar a população a se reerguer. Sabemos o quanto o Bolsa Família tem impacto na vida das pessoas, principalmente em uma situação como essa pela qual passa o Rio Grande do Sul. É um recurso importante, que dá apoio no dia a dia das famílias. Essa é mais uma demonstração de que seguiremos de mãos dadas com o povo”, declarou o ministro Wellington Dias, titular do MDS.
Procedimentos especiais
O MDS adota medidas especiais para municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, uma delas sendo a unificação do calendário de pagamentos. Para o Rio Grande do Sul, essa medida foi estendida até o final de 2024.
Para os municípios em situação de emergência ou calamidade pública, o gestor municipal deve enviar um e-mail com o decreto validado para [email protected]. Caso a situação de emergência ultrapasse dois meses, a solicitação de unificação do calendário pode ser renovada por mais dois meses, seguindo o mesmo processo.
Saque sem documentos e prazos do Bolsa Família antecipado
Outra medida adotada é a autorização de saque sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), mediante a Declaração Especial de Pagamento (DEP) emitida pela gestão municipal.
Os prazos para atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família foram prorrogados para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.
Beneficiários que tiverem dúvidas podem entrar em contato pelo Disque 121 ou procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Esta antecipação do Bolsa Família visa garantir que as famílias afetadas pelas enchentes possam ter acesso mais rápido ao recurso, ajudando a minimizar os impactos sofridos e a facilitar a reconstrução de suas vidas.