Consiga até 40% de desconto em multas de trânsito com este benefício
Para ter a vantagem, os condutores precisam reconhecer a infração e abrir mão de recurso
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) anunciou uma novidade que pode trazer alívio para os motoristas do estado.
A partir da adesão do governo ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), agora é possível quitar multas de trânsito com até 40% de desconto. No entanto, para usufruir dessa vantagem, os condutores precisam reconhecer a infração e abrir mão da possibilidade de apresentar defesa ou recurso à notificação.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a digitalização desse processo traz benefícios tanto para os motoristas quanto para o estado.
- Como obter desconto de até 65% na conta de luz: veja regras e benefícios
- Dívidas protestadas poderão ser negociadas diretamente no cartório
- Saque-aniversário do FGTS será pago em abril; saiba sacar benefício
- INSS muda critérios da prova de vida; saiba todos os detalhes
“A digitalização é fundamental para economizarmos recursos e tempo, para tornar a vida do cidadão mais fácil e proporcionar transparência. Quanto mais digital, melhor vai ser a sensação da prestação do serviço. O nosso cidadão merece um serviço prestado com qualidade. Estamos dando um pequeno passo hoje, mas daremos passos firmes e seguros na direção da digitalização. 40% de desconto é um dinheiro importante e que vai sobrar para outras obrigações no orçamento familiar”, afirmou.
Além do desconto, o SNE também permite que os motoristas tenham acesso a detalhes de cada multa, reconheçam a infração, copiem o código de pagamento e indiquem o condutor responsável pela infração.
Como conseguir o desconto nas multas de trânsito?
Qualquer proprietário de veículo automotor, seja pessoa física ou jurídica, pode aderir ao SNE. Para isso, é necessário estar previamente cadastrado no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Após o cadastro, é preciso habilitar a opção de adesão ao SNE por meio da opção “Infrações” nos canais disponíveis. A partir desse momento, o motorista poderá baixar cada multa com valor reduzido, válido até a data de vencimento original, desde que renuncie ao recurso ou defesa e reconheça a infração antes do envio da notificação de penalidade.
O SNE faz parte de um amplo pacote de transformação digital no Estado de São Paulo, que tem o objetivo de facilitar o cotidiano e proporcionar uma melhor qualidade de vida para os cidadãos paulistas.
É importante ressaltar que a adesão ao SNE é opcional. Os motoristas que optarem por não se cadastrar no sistema eletrônico continuarão recebendo as notificações de multas por correspondência, mas não terão direito ao desconto de até 40%.
O desconto é oferecido devido à economia de custos obtida com a digitalização do processo, que elimina a necessidade de impressão e envio das notificações, bem como a análise de recursos.
Benefícios do SNE
O Detran.SP estima que a eliminação da impressão e do envio das notificações de autuações e penalidades resultará em uma economia mensal de mais de R$ 1 milhão em custos de remessas de correspondências. A autarquia emite cerca de 391 mil notificações por mês.
Além dos benefícios econômicos, a implementação do SNE também traz ganhos ecológicos, reduzindo o consumo de papel.
Os motoristas que já possuem o aplicativo da CDT instalado devem atualizar para a nova versão, disponível para iOS e Android. Desta forma, eles conseguirão aproveitar o benefício da conexão com o SNE.
Com informações do Detran-SP.