Últimas notícias:
Loading...

Evite multa de trânsito quando estiver com o pet na viagem

Há três regras a serem seguidas com o animal no carro, de acordo com o Guia de Viagem Pet Friendly

Não basta colocar o animal no carro e partir. É preciso saber como levar o pet com segurança, a fim de preservar a vida do animal e evitar multas.

Além dos cuidados essenciais com saúde, o recém-lançado Guia de Viagem Pet Friendly detalha as leis na estrada para o transporte do animal.

Como explica o guia, não é permitido transportar animais com a cabeça para fora do veículo, a famosa ‘fuça ao vento’.

Cães devem ir com peitoral e guia presa no bando de trás do veículo
Créditos: Andrea Miramontes/ Guia de Viagem Pet Friendly
Cães devem ir com peitoral e guia presa no bando de trás do veículo

Além de perigoso para a saúde do animal, trata-se de uma infração grave, que rende multa e 5 pontos na carteira do motorista. O artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe qualquer transporte de animais do lado de fora do carro, como na parte traseira aberta.

Outras duas regras essenciais, previstas como infração de lei de trânsito, proíbem levar o animal solto no carro (art. 169) e também de transportar o pet no colo do motorista (art 252 do Código de Trânsito Brasileiro).

Não é só a questão da multa, mas de viajar com segurança com a família toda. Em um acidente, mesmo que leve, um animal solto no carro pode morrer ao ser lançado do banco ou colo.

Guia de Viagem Pet Friendly tem mais de 100 páginas em 12 capítulos práticos. Está disponível nas bios do @ladobviagem, sobre viagens pet friendly, e  @patasaoalto., que fala de proteção animal. Siga os Instagrans.

Quem adquire o guia também ajuda animais abandonados. Parte da renda arrecadada na venda será destinada a animais que precisam, por meio de protetores e ONGs.

A ação faz parte do projeto Patas ao Alto , canal de proteção animal que existe há 15 anos. Os casos ajudados serão divulgados mensalmente no canal.

ladobviagem

Em parceria com ladobviagem

Sou Andrea Miramontes, jornalista e viajante profissional no @ladobviagem. Faço roteiros veganos e vegetarianos pelo mundo, JAMAIS divulgo atrações que escravizem animais e caço soluções sustentáveis por onde passo. Meus projetos: Lado B Viagem e Patas ao Alto. Seja muito bem-vindo! Siga os instas @ladobviagem @patasaoalto e @andreamiramontes.real

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Lado B Viagem

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.