Desenrola Brasil: nova fase do programa começa neste mês

Negociações vão poder ser feitas a partir do dia 25 de setembro

23/09/2023 06:00

Novidade chegando sobre o Desenrola Brasil
Novidade chegando sobre o Desenrola Brasil - José Cruz/Agência Brasil

O Programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, vai começar uma nova fase neste mês de setembro. As dívidas que poderão ser renegociadas são as de até R$ 5 mil. Os devedores poderão parcelar os valores, conforme suas condições financeiras, em até 60 vezes.

Esta nova fase do Desenrola abrange pessoas endividadas, com renda até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Vai ser possível renegociar dívidas, de até R$ 5 mil, com varejistas e concessionárias de serviços como energia, gás, água e telefonia, entre outros.

Como fazer para renegociar as dívidas?

Para fazer a renegociação das dívidas, é fundamental fazer o cadastro na plataforma Gov.br. com os certificados Prata ou Ouro. Segundo o próprio Governo Federal, é importante que os cidadãos providenciem o seu cadastro no Gov.br com a certificação necessária. Veja abaixo o passo a passo:

  • acesse o portal www.gov.br
  • selecione “Entrar com gov.br”
  • digite o CPF e clicar em “Continuar” (preencha as informações requeridas pelo site)

Para tornar-se usuário Prata, o cidadão precisa logar na conta Gov.br e fazer de três formas:

  • Pela carteira de habilitação: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência de sua  foto nas bases da
  • Carteira de Habilitação (CNH)
  • Pelos bancos: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado. Atenção: habilite em seu home banking o serviço de envio de mensagens do banco para seu celular, assim você recebe o código que será enviado.
  • Pelo Sistema de Gestão de Acesso (Sigepe): Validação dos seus dados com usuário e senha do Sigepe, se você for servidor público federal

Todos os detalhes para se tornar usuário Prata ou Ouro podem ser conferidos no link

Caso você queira usar o aplicativo Gov.br é possível aumentar sua conta de bronze para Prata ou Ouro, seguindo as orientações do app.