28 dicas práticas para economizar ainda este ano
Ao fazer isso, além do choque pelo valor alto, você consegue ter um controle mais amplo de como está gastando
Já teve aquela sensação de que sua renda não dura o mês todo ou se viu apertado em uma situação de emergência? Pelo menos uma vez na vida a falta de grana nos pega de jeito e sempre vem a pergunta: “afinal, como economizar dinheiro?”
Se você vive no vermelho, mas quer mudar isso, veio ao lugar certo. Para te ajudar a poupar sua renda preparei uma lista com 120 dicas para colocar em prática a partir de agora. Então, vamos ao que interessa, continue a leitura.
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
1) Anote os gastos do dia a dia
Alguma vez você avaliou o quanto de dinheiro gasta sem nem perceber? Aposto que se colocar na ponta do lápis, seus gastos diários vão te surpreender muito.
Uma das formas de economizar dinheiro é anotar todos os seus gastos, isso mesmo, não é para deixar passar nada. Tomou um cafézinho na padaria? Anota. Almoçou fora de casa? Anota.
Ao fazer isso, além do choque pelo valor alto, você consegue ter um controle mais amplo de como está gastando.
2) Crie um dia zero
Se você já assistiu ao seriado “Todo mundo odeia o Chris”, sabe que a melhor forma de como economizar dinheiro é não usá-lo. Quando não compramos nada, não geramos gastos e a ideia do dia zero é justamente essa.
Você deve escolher um dia na semana para manter a carteira fechada, ou seja, não comprar nada. Ter esse hábito uma vez por semana é economia na certa e aí, topa o desafio?
3) Não deixe para pagar depois as suas contas
Outra maneira de poupar dinheiro é manter as contas fixas em dia, sobretudo para evitar atrasos. Sendo assim, quando receber o pagamento, já acerte as contas ao máximo no dia seguinte.
Deixar esse compromisso para depois pode gerar outros gastos desnecessários, fora que permite observar melhor quanto dinheiro sobra.
4) Corte o que não precisa
Se você não sabe como economizar dinheiro, um dos primeiros passos é cortar despesas desnecessárias no dia a dia. Aquele docinho depois do almoço, uma peça de roupa, uma viagem de Uber, pode até parecer barato individualmente. Mas, quando juntamos todos esses pequenos gastos, o valor é sempre elevado e interfere diretamente no orçamento.
Por isso, passe a priorizar o que é realmente necessário e o que é apenas supérfluo. Você vai perceber que muitos dos seus gastos poderiam ser evitados e não farão falta na sua rotina.
5) Organize os gastos por metas
Essa dica funciona melhor se você criar o hábito de anotar os gastos como orientei lá no começo. Desta forma, saberá quanto gasta por mês e o que são despesas fixas, podendo organizar as finanças por metas.
A ideia é distribuir sua renda em categorias com porcentagens máximas e não ultrapassar os gastos planejados em cada uma. Por exemplo, você pode destinar 50% do seu salário para pagar aluguel, água, gasolina, etc que são considerados essenciais. Os outros 50% são divididos entre gastos com estilo de vida e prioridades financeiras.
6) Estipule prazos para os objetivos
Você sabe que tem dívidas para quitar, mas quando isso será feito? Todos nós temos objetivos financeiros, seja quitar uma dívida ou investir em algo, mas nem sempre damos prazos para eles.
Se a intenção é economizar dinheiro, além de criar objetivos, estabeleça também prazos para cumpri-los. Isso serve de motivação para realizá-los o mais breve possível.
7) Encontre formas de ganhar mais
A gente sabe que mesmo tendo bons hábitos financeiros, nem sempre a nossa renda é suficiente para economizar. Então, uma ideia para economizar dinheiro é ter mais renda, afinal um extra é sempre bem-vindo.
As possibilidades para fazer um pé de meia e aumentar a renda são infinitas. Você pode vender algum tipo de produto, alimentos e até mesmo usar suas habilidades para prestar um serviço.
Fazer investimentos também é uma maneira positiva para o dinheiro render e muitas contas digitais oferecem esse serviço de forma facilitada.
8) Dê férias ao cartão
No nosso dia a dia é comum fazer compras com o cartão de crédito, mas embora seja um facilitador, ele também pode se tornar um grande vilão. O plástico dá a sensação de que temos dinheiro disponível, quando a realidade é outra.
Dependendo do limite disponível, os gastos podem ser maiores que a sua renda e pagar a fatura se torna um sufoco. Experimente deixar o cartão de crédito em casa por alguns meses, você vai ver como isso fará enorme diferença.
9) Mude seus hábitos
Gosta de sair aos finais de semana com os amigos ou tem costume de comer fora no dia a dia? Experimente alterar um pouco desse estilo de vida para algo mais positivo no lado financeiro.
Não é errado sair, mas fazer isso sempre gera gastos fora do planejamento. O mesmo vale para quem come fora todos os dias. Troque as noitadas por um encontro com os amigos em casa e passe a levar marmita para o trabalho.
São hábitos simples e muito mais baratos do que a rotina de gastos que tem atualmente.
10) Faça a lista do mercado
Uma das formas de controlar os gastos e economizar dinheiro é listar aquilo que vai comprar no supermercado. Com isso você compra apenas aquilo que precisa, evitando levar itens desnecessários e que encarecem a compra.
11) Lazer também pode ser de graça
Diversas cidades possuem opções de lazer sem qualquer tipo de custo e que não deixam de ser algo divertido. Nesse momento por conta da pandemia não tem como aproveitar do lazer fora de casa. Como essa situação não vai durar para sempre, você pode colocar esse meta na lista, não apenas para conhecer mais da cidade, mas para economizar também.
12) Pare de comprar como forma de consolo/recompensa
Com certeza você já deve ter feito isso pelo menos uma vez na vida, seja por uma semana intensa de trabalho ou por ter passado naquela matéria difícil na faculdade. Não é que você não mereça um mimo, mas a questão é que essas compras não são algo prioritário.
Você pode se recompensar com algo que não envolva gastos, como fazer um jantar bem gostoso com seu prato preferido, que tal? O mesmo vale para quando estiver triste, não é preciso gastar para ter consolo.
13) Aprenda a priorizar seus gastos
O que é mais importante para você: pagar aquela dívida que te tira o sono ou atualizar o guarda-roupa? Tenho quase certeza que a primeira opção tem maior prioridade, até porque a segunda irá gerar mais gastos.
Sempre que for comprar algo, pondere se aquele gasto é realmente necessário. Você precisa mesmo daquela roupa nova? Eu acho que não.
14) Quite suas dívidas
Ainda falando sobre aquelas contas que tiram nosso sono, as dívidas são as campeãs nesse quesito. Não é incomum se embolar com as contas e acabar entrando em uma dívida, todo mundo passa por isso pelo menos uma vez.
Como já encontrou meios para economizar dinheiro, não tem desculpa para ficar com essa pendência financeira. Se livrar da dívida é uma forma de cortar o mal pela raiz e não gerar mais gastos através dela.
15) Corra dos juros
Juros e economia não combinam, tanto que esse é o principal vilão de quem está tentando poupar. Eles aparecem no cheque especial, cartão de crédito e atrapalham bastante a organização da renda.
O ideal é evitar os juros, mas, quando não for possível, opte por linhas de crédito com uma taxa mais acessível.
16) Fale sobre economizar dinheiro com a família
Se você é responsável financeiro pela família, coloque o assunto na mesa e torne ele parte da rotina. Não adianta se planejar para economizar se isso for um hábito só seu, todos devem participar juntos.
17) Sempre gaste menos do que ganha
Essa é uma regra básica que todo mundo deveria saber. Vamos falar a verdade, como você vai economizar dinheiro se tem gastos acima da sua renda?
Ao fazer isso você gera o efeito contrário, viverá sempre no aperto e acompanhado por dívidas. A ideia não é essa, então nada de extrapolar nas finanças.
18) Pense em economizar dinheiro para emergências
A gente nunca sabe quando vai precisar sair do orçamento, pois pode acontecer a qualquer momento. Doenças, ficar desempregado e até mesmo crises financeiras, como a que o mundo passa atualmente, são imprevisíveis.
O melhor a fazer é sempre um pé de meia e ter dinheiro guardado, para não ser pego de calça curta. Você pode reservar um valor mensal para guardar, tendo sempre dinheiro disponível em situações de emergência.
19) Faça compras à vista
Comprar à vista é o mais indicado para quem tem o orçamento apertado e também funciona para economizar dinheiro. Você só irá comprar aquilo que seu bolso permite, sem exageros e evitando entrar em dívidas no cartão de crédito.
Caso não tenha o dinheiro total para adquirir o que precisa, faça um planejamento para economizar e conseguir o valor.
20) Faça investimentos
Uma das formas de economizar e fazer o dinheiro render é investir, o que é possível até mesmo para quem ganha pouco. Você não precisa manter os valores parados na poupança, cujo rendimento é baixo.
Hoje em dia, com o avanço das contas digitais, há inúmeras possibilidades para aplicar o seu dinheiro e ter um bom rendimento. Para isso, é importante estudar as opções e ver qual se encaixa às suas necessidades.
Vale lembrar que investir não quer dizer que você precisa ter uma alta renda ou uma quantia grande de dinheiro para começar.
21) Faça comparação de preços
Seu celular quebrou e você vai precisar comprar outro? Então pesquise muito antes de tomar uma decisão. A melhor forma de economizar dinheiro é comparando os preços, assim você encontra a opção mais justa para o seu bolso.
Além de encontrar um bom preço, você também seleciona quais lojas tem as melhores alternativas de pagamento e benefícios.
22) Não vale a pena arrumar?
Pegando o gancho do celular quebrado e a comparação de preços, você também pode pesquisar se o conserto não é mais atrativo. Dependendo do que ocorreu com o celular e até mesmo com outros produtos, mandar arrumar sai mais em conta do que comprar um novo.
23) Verifique o plano de celular
Não é incomum termos planos pós-pago com serviços que mal utilizamos, pagando alto por isso. É interessante analisar o seu plano atual, o que ele oferece e se está adequado ao seu uso.
Pode ser que o plano tenha uma quantidade alta de dados, mas você não utilize tudo o que ele oferece. Depois de estudá-lo, tente negociar com a operadora para um plano menor e que atenda suas necessidades sem excessos.
24) Sempre negocie
Você também pode economizar dinheiro negociando serviços que já utiliza para um valor menor. Canais de streaming, TV por assinatura e outros serviços podem ser ajustados para pacotes mais básicos, sobretudo se você tem e quase não usa.
Avalie se são realmente necessários e, se for o caso, ao invés de negociar o valor, cancele a assinatura.
25) Adie compras grandes
Assim como pesquisar os preços é importante, esperar um pouco para comprar também. De um mês para o outro os preços podem variar bastante e você consegue economizar dinheiro na compra.
Faça isso com itens de alto valor, como televisores, máquinas de lavar e móveis, mas não precisa adiar por muito tempo. Esperar também pode te mostrar que aquele item não é uma prioridade no momento, tornando a economia ainda maior.
26) Quando possível, compre o “genérico”
Nem tudo precisa ser da melhor marca ou a versão mais cara, você pode dar preferência a produtos mais baratos. Sabe quando precisamos de um medicamento e compramos o genérico por ser mais em conta, tendo o mesmo efeito? É justamente essa a ideia.
No supermercado, principalmente, você pode adquirir alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal nas versões genéricas e de menor custo. Tem muito item genérico que dá de 10 a 0 das versões originais.
27) Só compre novo para substituir um velho
Antes de comprar qualquer coisa para pensar em quantos daquele item você já tem e se de fato está precisando disso. Muitas vezes temos de sobra algo, mas queremos comprar mais sem necessidade.
Tenha como hábito trocar apenas quando for para substituir algo que não tem mais possibilidade de uso. Vale para móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário e calçados, dentre outras coisas.
28) Aposte no “faça você mesmo”
Tem uma blusa que já está cansada do modelo? Não precisa comprar outra para ter algo novo. Você pode customizar suas roupas e objetos para dar uma cara nova ao item, além de conseguir economizar dinheiro.