FGTS Digital vai começar a ser testado em breve
Não haverá alterações para o empregado com a implementação do FGTS Digital
Contagem regressiva para a modernização dos pagamentos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O governo irá oficialmente lançar a fase de testes da plataforma FGTS Digital. As empresas que estão obrigadas a adotar esse novo método devem iniciar os preparativos.
O principal propósito da plataforma FGTS Digital é simplificar a maneira como as contribuições ao Fundo de Garantia de milhões de trabalhadores são realizadas mensalmente. Essa contribuição constitui uma obrigação para as empresas que empregam indivíduos sob o regime CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), mediante contrato assinado.
Assim que esses colaboradores são contratados, eles têm o direito de ter uma conta do FGTS aberta em seu nome na Caixa Econômica. A empresa é responsável por depositar mensalmente 8% do valor do salário bruto nessa conta, com o intuito de permitir que, ao término do contrato de trabalho ou em casos de demissão sem justa causa, o trabalhador possa resgatar todos os valores acumulados no Fundo como parte da rescisão.
E atenção: não haverá alterações para o empregado com a implementação do FGTS Digital. Já que o depósito na conta é uma responsabilidade exclusiva do empregador e não implica em qualquer desconto salarial para o funcionário, a adaptação ao sistema recai sobre as empresas. Todas elas deverão passar pelo período de testes e adaptação, que se estende até 10 de novembro deste ano.