Governo prevê inovações no FGTS com o uso do PIX
FGTS Digital está em testes e vai funcionar a partir de janeiro de 2024
Uma das grandes implementações que vão fazer grande diferença para os trabalhadores com carteira assinada no Brasil é o PIX do FGTS. Essa novidade está prevista no FGTS Digital que está em fase de testes desde o mês de agosto.
Com a inovação, os trabalhadores vão poder receber seu FGTS de forma rápida e ágil por meio do PIX. Além dessa novidade, haverá alteração na data de recolhimento do FGTS, por parte das empresas, bem como o uso do ambiente do eSocial, no qual o valor devido de FGTS vai ser gerado com base nas informações prestadas pelos empregadores no sistema do eSocial.
Segundo o Governo, até o dia 16 de setembro está previsto que o FGTS Digital já tenha integração com o eSocial.
- Verão: veja onde se refrescar tomando açaí em São Paulo
- Estudo revela quantos minutos de exercício você precisa para perder peso
- Estudo revela por que usar óculos ajuda a reduzir o risco de demência
- Pessoas LGBTQIA+ estão entre as que mais sofrem de ansiedade no Brasil
Ajuste de processos
O cronograma de implementação do FGTS Digital prevê que a fase de ambiente de Produção Limitada, com o acesso das empresas, esteja disponível para elas até dia 10 de novembro.
Segundo o Governo, a ideia é que as empresas aproveitem esse período para fazerem ajustes internos e estarem preparadas para a substituição dos processos, já a partir de janeiro de 2024.
O que é o FGTS Digital?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Digital é uma nova forma de fazer a gestão de um dos benefícios trabalhistas mais importantes do Brasil, em um conjunto de sistemas informatizados.
A nova ferramenta tem como objetivo aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS.