Imposto de Renda: Saiba como receber restituição via PIX

Quem optar receber pelo PIX precisa ter a chave cadastrada com o mesmo CPF do titular da declaração

09/05/2023 05:00

Chegando ao fim do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 (IRPF), começa a hora de falar sobre restituição e agora, o Pix pode ser escolhido como forma de recebimento.

Imposto de Renda: Saiba como receber restituição via PIX
Imposto de Renda: Saiba como receber restituição via PIX - Istock/Deagreez

Quem optar pelo PIX como forma de recebimento da restituição do Imposto de Renda 2023, precisa ter a chave cadastrada com o mesmo CPF do titular da declaração transmitida para a Receita Federal.

Como entrar no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda

De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, declarações de Imposto de Renda entregues até o dia 10 de maio estarão habilitadas para entrar no primeiro lote de restituição.

O primeiro lote de restituição tem pagamento previsto para o dia 31 de maio.

A Receita Federal adota um critério de prioridades para pagamento das restituições. O grupo prioritário numero 1 é formado por idosos de 80 anos ou mais.

Porém, vale destacar que declarar o Imposto de Renda até 10 de maio é condição para entrar no primeiro lote de restituição, mas isso não é uma garantia, que esse contribuinte irá receber a restituição, caso tenha direito, no dia 31 de maio, quando será pago o primeiro lote.

Segundo a Receita Federal, tradicionalmente, os recursos do primeiro lote da restituição acabam sendo distribuídos a pessoas com mais de 80 e não chegam a serem contempladas outras faixas de prioridades.

Porém, se um grande número de contribuintes da faixa prioritária não entregarem a declaração, o governo repassa a verba para restituição de pessoas que não estão nos grupos prioritários

Confira a ordem de pagamento da restituição do Imposto de Renda:

  1. Idosos com 80 anos ou mais;
  2. Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
  3. Contribuinte cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  4. Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e quem escolheu a restituição por Pix
  5. Demais contribuintes;