INSS não vai bloquear benefício sem prova de vida em determinado prazo
Suspensão do bloqueio vai até dezembro de 2024
A falta de comprovação de vida dos beneficiários da Previdência Social não acarretará o bloqueio ou suspensão do benefício do INSS, pelo menos não até 31 de dezembro de 2024.
A medida foi normatizada pela publicação da Portaria nº 723, do Ministério da Previdência Social, no último dia oito de março, no Diário Oficial da União.
Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final de 2024, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação. Ao invés de a contagem partir da data de aniversário do segurado, ela agora começa da data da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida.
- Sintomas incomuns de AVC e como identificá-los
- Por que é tão difícil manter o peso perdido?
- Caribe além do óbvio: destinos ainda poucos explorados
- Tomar esta bebida todos os dias aumenta o risco de gordura no fígado
É importante lembrar que a prova de vida está sendo realizada por meio de consultas a atos registrados em base de dados próprias da autarquia ou mantidas pelos órgãos públicos federais, preferencialmente
Consulte facilmente a data de pagamento do seu benefício
As datas de pagamento variam de acordo com o montante do benefício, criando uma distinção clara entre os depósitos destinados aos beneficiários com renda mensal de até um salário mínimo e aqueles com renda superior ao piso nacional.
Para determinar a data de pagamento, é simples: basta observar o último algarismo do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço. Por exemplo, se um cartão exibe o número 123456789-0, o dígito final considerado é o 9.
Para aqueles com histórico de recebimento, a data de pagamento segue o padrão comum, simplificando o processo para os beneficiários.
Acesse seu extrato do INSS de forma simples e rápida
Para conferir o extrato do INSS, os segurados podem utilizar tanto o aplicativo do INSS quanto o site Meu INSS.
O acesso é feito através da conta Gov.br, o login único para os serviços digitais do governo federal.
Tanto no aplicativo quanto no site, o segurado terá acesso a informações cruciais, como o extrato de pagamento de benefícios, os valores a serem recebidos no próximo calendário, as datas de pagamento, além de possibilitar o agendamento ou remarcação de perícias e a utilização de outros serviços relacionados aos benefícios da seguridade social.
A modernização dos serviços digitais proporciona aos beneficiários uma experiência mais eficiente e acessível.
Com informações da Agência Brasil.
biométricas.