Lucro do FGTS vai pagar R$ 12,8 bilhões; saiba se tem a receber
Caixa vai antecipar em um mês o pagamento do dinheiro
Os trabalhadores que estão precisando de um dinheiro extra têm um motivo para sorrir: a Caixa Econômica Federal adiantou em um mês o pagamento dos lucros do FGTS. O pagamento, que ocorreria apenas em agosto, começou no último dia 27 de julho. Os trabalhadores já podem consultar se têm valores a receber.
A Caixa estima pagar R$ 12,8 bilhões em lucros do FGTS. Esse valor total é o resultado líquido positivo obtido pelo FGTS em 2022, ou seja, a diferença entre as receitas (rendas/rendimentos com operações de crédito, com títulos públicos federais e demais títulos e valores mobiliários, entre outras) e as despesas (remuneração das contas vinculadas, de TR + 3% ao ano, taxa de administração e outras).
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
O que é FGTS?
Criado pela Lei nº 5.107, o FGTS começou a vigorar em 1º de janeiro de 1967, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.
Têm direito ao FGTS todos os trabalhadores registrados pela CLT que firmaram contrato de trabalho a partir de 05/10/1988.
Quem pode receber o lucro do FGTS
Conforme explica a Agência Brasil, podem receber a distribuição do lucro do FGTS os trabalhadores com saldo em contas do FGTS, em 31 de dezembro de 2022.
Embora o dinheiro seja transferido para o trabalhador, ele só poderá sacar nos casos previstos pela legislação, como compra de imóvel, desastres naturais, doenças graves, aposentadoria e aniversário de 70 anos. Além disso, o trabalhador pode sacar o lucro do FGTS na modalidade Saque-Aniversário, que, como o próprio nome diz, só fica disponível para saque no mês de aniversário do trabalhador.
Como consultar o recebimento dos lucros do FGTS
Para consultar o recebimento dos lucros do FGTS, o trabalhador poderá usar os meios digitais.
Usando as contas em seu nome, o trabalhador deverá acessar o aplicativo FGTS, disponível em smartphones Android e iOS. Siga os passos abaixo:
- Faça login no aplicativo
- Acesse a opção “Meus Saques”
- Escolha o motivo correspondente
- Comprove as informações requeridas
Entre as vantagens do aplicativo está acompanhar sua conta FGTS a qualquer hora, em qualquer lugar, bem como as solicitações de saque.
Quem não conseguir fazer a consulta pelos meios digitais deverá ir, pessoalmente, a qualquer agência Caixa e solicitar o extrato no balcão de atendimento.