Mais 34 municípios gaúchos aprovados para saque do FGTS
Trabalhadores podem solicitar via Aplicativo da Caixa
Trabalhadores de 106 cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas chuvas já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade via Aplicativo FGTS. Desde o último sábado, 18, residentes de outros 34 municípios gaúchos também fazem o mesmo.
A liberação do saque, motivada pelas enchentes que atingiram essas cidades, pode ser realizada diretamente pelo aplicativo da Caixa.
Abaixo, conheça a relação divulgada pela Caixa Notícias. Os residentes nas seguintes cidades poderão fazer a solicitação até 12 de agosto de 2024:
- Arambaré
- Barra do Rio Azul
- Boqueirão do Leão
- Cacique
- Camaquã
- Canudos do Vale
- Caxias do Sul (Portaria 1587)
- Cerro Branco
- Colinas (Portaria 1587)
- Cruzeiro do Sul
- Doutor Ricardo
- Estrela
- Fontoura Xavier
- Garibaldi
- Imigrante
- Marques de Souza
- Novo Hamburgo (Portaria 1587)
- Pelotas
- Restinga Seca
- Relvado
- Rio Grande
- Riozinho
- Santa Maria (Portaria 1587)
- São José do Norte
- São Lourenço do Sul
- São Sepé
- São Valentim do Sul
- Sarandi
- Severiano Almeida
- Travesseiro
- Tupandi
- Vale Real
- Vale Verde
- Veranopolis
- Viamão
Os municípios de Colinas, Novo Hamburgo e Santa Maria já estavam com o pagamento ativo referente à enchente ocorrida no final de 2023, e tiveram novo pagamento habilitado.
Os documentos necessários para o saque:
- Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;
- Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros) emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
- Não sendo possível a validação, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada.
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
O saque calamidade do FGTS é uma medida importante para ajudar os trabalhadores a superar os impactos financeiros decorrentes de desastres naturais, como as chuvas intensas que têm afetado várias regiões do Rio Grande do Sul.
* Com informações da Agência Gov e da Caixa Notícias.