Minha Casa Minha Vida anuncia novidade no financiamento
Programa anuncia uso do FGTS Futuro para beneficiar famílias de baixa renda
O programa Minha Casa Minha Vida, conhecido por ser uma importante ferramenta na realização do sonho da casa própria para milhares de brasileiros, trouxe uma novidade significativa relacionada ao financiamento habitacional. Essa novidade promete beneficiar especialmente as famílias de baixa renda inseridas na Faixa 1 do programa, que possuem uma renda mensal de até dois salários mínimos, ou seja, até R$ 2.640.
Sobre o uso do FGTS
A principal mudança diz respeito à utilização do FGTS Futuro para reduzir o número de parcelas do imóvel já adquirido ou quitar o contrato. Esse novo recurso representa uma oportunidade importante para os beneficiários do Minha Casa Minha Vida, pois permite uma gestão mais eficiente das finanças e facilita o acesso à moradia própria.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, as contratações do financiamento utilizando o FGTS Futuro terão início já no próximo mês, abril, beneficiando o titular da conta vinculada do FGTS.
- Este método japonês vai te ajudar a controlar os gastos e economizar
- “Agora consigo realmente ver o que é viver de verdade”, conheça influenciadora que nasceu na favela e hoje estuda na USP
- Calendário Bolsa Família julho 2024: veja quando irá receber
- Calendário Bolsa Família junho 2024: veja quando irá receber
Uso do FGTS para financiamento de moradia
Para utilizar o FGTS Futuro, é necessário que o titular da conta vinculada do FGTS, que deseja aderir ao financiamento habitacional, concorde em utilizar o valor disponível na conta como garantia. Esse compromisso deverá ser assumido no momento da contratação do financiamento e terá uma duração de 120 meses. Essa medida visa oferecer uma segurança adicional tanto para os beneficiários quanto para as instituições financeiras envolvidas.
Critérios do FGTS
Os critérios para utilizar o FGTS Futuro são claros e visam garantir que o benefício alcance aqueles que mais precisam. Para ter acesso a essa facilidade, é necessário fazer parte da Faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida e ter pelo menos um integrante da família que seja um trabalhador com carteira assinada. Essa medida visa direcionar o benefício para as famílias de baixa renda que enfrentam dificuldades no acesso à moradia digna.