O que é consórcio? Qual a melhor forma de usar?

Sabia que o consórcio também pode ser uma forma diferente de investir no seu futuro

Dinheiro
Créditos: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O consórcio começou no Brasil na década de 60, na esteira do crescimento da indústria de automóveis. A prática inicialmente foi feita para impulsionar a venda de automóveis e, desde então, não parou de crescer e se aplica a outros segmentos de consumo, como imóveis e até mesmo itens eletrônicos.

 Mas o que é consórcio?

O consórcio é uma forma de aquisição que funciona de forma coletiva, de modo que sua dinâmica é baseada na união de pessoas que possuem o objetivo de adquirir um bem ou serviço semelhante. Mensalmente, os integrantes do grupo daquele consórcio investem determinado valor que vai se acumulando durante o período daquele contrato.

Até o final do final do contrato, todos terão acesso à uma carta de crédito que permitirá comprar ao bem ou serviço pretendido. Uma alternativa para acelerar as chances de ser contemplado é ofertar um lance que antecipa as parcelas do seu consórcio.

Na prática, o consórcio permite planejar a aquisição de bens ou serviços de valor elevado, como imóveis, carros e até mesmo viagens.

O consórcio é oferecido por bancos e outras instituições financeiras, todas fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Por isso, o primeiro passo antes de começar a planejar entrar em um consórcio é checar se a instituição que você deseja está na lista de administradoras oficiais do Banco Central.

Como o consórcio funciona?

Agora ficou bem claro o que é um consórcio. Contudo, você precisa saber exatamente como o consórcio funciona para saber escolher o que melhor se adequa a você futuramente.

O banco – ou administradora financeira -, oferece uma vasta lista de produtos que podem ser financiados dentro do consórcio, Vale destacar que não existem juros ao comprar no consórcio, apenas uma taxa cobrada pela administradora.

Após escolher o bem ou serviço e assinar o contrato, o cliente se torna um consorciado recebe um número referente à sua cota no grupo. A partir desse momento, você começa a pagar as parcelas do seu consórcio.

A definição do valor leva em conta a divisão do valor da carta de crédito pela quantidade de meses de pagamento. No valor final, já estão inclusas as taxas do banco ou administradora e, em alguns casos, um fundo de reserva.

Qual a diferença entre sorteio e lance no consórcio?

O momento mais aguardado de qualquer consórcio é o momento da contemplação do consorciado. É quando o banco fornece a carta de crédito ao consorciado para a aquisição do bem ou serviço ou da restituição dos valores deixados ao longo do contrato. Existem duas maneiras de ser contemplado em um consórcio: sorteio ou lance.

O sorteio é a grande essência do consórcio. O consorciado que mantém o pagamento de suas parcelas em dia está em condições de concorrer. O fluxo dos sorteios são definidos pelo banco ou administradora e constam no contrato. Há desde sorteios nos moldes televisivos – aqueles com globos giratórios e números -, até resultados pela loteria federal.

Já os lances costumam ser uma maneira de acelerar a conquista da carta de crédito pretendida. Geralmente, é um método utilizado por consorciados que conseguiram juntam mais dinheiro para fazer um lance. O lance corresponde a um número de prestações a vencer e vale destacar que o lance só é pago se o lance em questão for o vencedor. Cada banco ou administradora define o seu próprio método de realizar lances.

Quais são os benefícios do consórcio?

Os consórcios se tornaram o caminho mais saudável financeiramente para a compra de uma lista variada de produtos. Embora os mais conhecidos sejam de carro e imóveis, é possível participar de consórcios para bens diversos, como ônibus, tratores, pneus, eletroeletrônicos, aeronaves, construção, viagens, entre outros.

Confira algumas vantagens de se participar de um consórcio:

Inexistência de juros
Já imaginou pagar o valor real de um produto mais caro sem se perder nos juros exorbitantes? Essa é a principal vantagem na hora de fazer aquisições de alto valor, uma vez que você já vai pagar pelo bem no longo prazo. Ao contrário de outras modalidades de crédito, no consórcio você paga apenas uma taxa de administração.

Controle financeiro para fazer outros planos

A flexibilidade é uma das principais vantagens do consórcio. Você consegue optar por uma modalidade que melhor se adapte à sua realidade financeira, ou seja, ele pode ser adotado por quem tem limitações de orçamento até pessoas que possuem dinheiro para investir em um lance, por exemplo. Enquanto no financiamento se exige um valor considerável de entrada, no consórcio você consegue contribuir com o que tem em mãos. Portanto, é uma alternativa super interessante para quem está se organizando financeiramente.

Um jeito inteligente de investir

Sabia que o consórcio também pode ser uma forma diferente de investir no seu futuro? Se você tem dificuldade de guardar dinheiro para planos de longo prazo, o consórcio pode ser uma alternativa interessante para encurtar a distância entre você e seus objetivos de longo prazo. Devido ao fato das parcelas serem de responsabilidade do consórcio, o saldo que você investe acaba funcionando como uma espécie de poupança.