Pagamentos do Bolsa Família de setembro começam na terça

Pagamentos de setembro do Bolsa Família começam dia 17, com calendário especial para municípios em situação de emergência

15/09/2024 17:15

Os pagamentos de setembro do Bolsa Família terão início na próxima terça-feira, 17 de setembro, seguindo o calendário escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). As transferências ocorrem nos últimos dez dias úteis de cada mês, com exceção de dezembro, quando o cronograma é adiantado.

No primeiro dia, recebem os beneficiários cujo NIS termina em 1. Já na quarta-feira, 18, será a vez daqueles com NIS final 2, e assim por diante. O ciclo de pagamentos deste mês se encerra na segunda-feira, 30 de setembro, quando os recursos serão liberados para quem possui o NIS com final zero.

Veja, abaixo, cronograma:

Os pagamentos de setembro do Bolsa Família terão início na próxima terça-feira, 17
Os pagamentos de setembro do Bolsa Família terão início na próxima terça-feira, 17 - Divulgação

Uma exceção é aplicada aos beneficiários de municípios que estão em estado de emergência ou calamidade pública, reconhecido pelo Governo Federal. Nessas localidades, os pagamentos são antecipados, e os beneficiários podem movimentar os recursos desde o primeiro dia de repasse, independente do NIS. Este é o caso dos municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente impactados por uma tragédia climática, e terão um calendário unificado até o final do ano.

Além do Rio Grande do Sul, municípios do Amazonas, afetados pela estiagem, e outras cidades brasileiras em situação de emergência também terão o calendário de pagamentos adiantado neste mês. As medidas visam facilitar o acesso rápido aos recursos para as famílias que estão enfrentando crises em seus territórios.

Pagamentos do Bolsa Família de setembro começam na terça
Pagamentos do Bolsa Família de setembro começam na terça - MDAS/Divulgação

Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento Social assegura que os beneficiários em áreas afetadas pelas calamidades climáticas possam acessar seus pagamentos de maneira ágil, enquanto o calendário normal se aplica ao restante do país.

*Com informações da Agência Gov e da Assessoria de Comunicação – MDS.