Golpe via SMS mira beneficiários do Bolsa Família; saiba como evitar
Golpistas enviam SMS com link malicioso para roubar dados de beneficiários do Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem recebido diversos relatos de coordenadores estaduais e municipais do Bolsa Família sobre um golpe que está sendo aplicado contra as famílias beneficiárias do programa.
As vítimas relatam o recebimento de mensagens de texto (SMS) com um link malicioso, projetado para roubar dados pessoais e financeiros.
Ao clicar no link suspeito, os usuários correm o risco de expor suas informações a criminosos por meio de um golpe conhecido como phishing.
Esse ataque pode comprometer o acesso às contas bancárias onde os benefícios do Bolsa Família são depositados, geralmente acessadas pelo aplicativo Caixa TEM. Dessa forma, os golpistas conseguem retirar de forma indevida os valores disponíveis nas contas dos beneficiários, incluindo os montantes transferidos pelo programa.
O MDS alerta para que os beneficiários não cliquem em links suspeitos e sempre verifiquem a autenticidade das mensagens recebidas. Em caso de dúvida, é recomendado procurar diretamente os canais oficiais do programa para evitar prejuízos financeiros.
Abaixo, veja o esclarecimento do MDS:
- Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família;
- O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites;
- No caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais;
- O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.
Orienta-se que as famílias que foram lesadas procurem uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa TEM. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência.
*Com informações do MDS e da Agência Gov.