PIX começa a ser usado na Argentina
“Hermanos” adotaram a modalidade para receber pagamentos
Com o valor do peso argentino muito abaixo do real brasileiro, viajar para a terra dos “hermanos” tem sido uma oportunidade muito mais econômica para os brasileiros. Para oferecer mais praticidade aos turistas e atrair ainda mais possibilidades de vendas, a Argentina já está usando o PIX.
De “gambiarra” a negócio
A modalidade de pagamento criada no Brasil começou a ser usada como “gambiarra” pelos comerciantes argentinos, mas agora abriu um leque de oportunidades.
O uso do PIX pela Argentina pode ser, em muitos casos, no improviso, mas, desde junho de 2023, há empresas ofertando soluções para lojas argentinas conseguirem disponibilizar o meio de pagamento. Uma delas é a fintech argentina de pagamentos digitais, a KamiPay, que lançou uma plataforma com este intuito.
Ainda conforme a reportagem do G1, o modelo funciona quase igual aos moldes do Brasil: o cliente escaneia um QR Code pelo celular disponibilizado por um aplicativo, e o lojista recebe o pagamento na hora. O valor é debitado em reais na conta do cliente brasileiro, enquanto o comerciante argentino recebe em pesos ou em dólar digital.
Potencial transformador
A adoção do PIX na Argentina evidencia seu potencial transformador, abrindo caminho para uma era de pagamentos mais eficientes em toda a região. Através dessa inovação, as fronteiras geográficas tornam-se menos relevantes, permitindo que pessoas e empresas realizem transações de maneira rápida e segura.
O Banco Central projeta para este ano um crescimento de 70% no uso do PIX no Brasil, até o fim de 2023. Em 2022, mais de 24 bilhões de transações foram feitas aqui usando esta modalidade de pagamentos.