Plataforma do governo simplifica acesso para idosos

Mudança facilita a vida de usuários ao permitir reconhecimento facial com câmera traseira

24/03/2024 10:55 / Atualizado em 21/05/2024 13:51

Veja as novidades para idosos
Veja as novidades para idosos - Divulgação/ Pixabay

A plataforma Gov.br, principal portal do governo brasileiro para serviços online, passou por uma significativa mudança que está facilitando a vida de milhões de usuários em todo o país. Anteriormente, o acesso a esses serviços demandava a utilização de senhas, o que muitas vezes representava um obstáculo para idosos, pessoas com deficiência ou aquelas que possuíam celulares mais antigos, tornando o processo menos acessível e mais complexo.

No entanto, uma atualização recente na plataforma trouxe uma novidade que promete revolucionar a forma como os cidadãos brasileiros interagem com os serviços governamentais online. Agora, não é mais necessário inserir senhas para acessar a conta Gov.br. Em vez disso, a identificação do usuário é feita de forma mais prática e segura por meio do reconhecimento facial, utilizando a câmera traseira do dispositivo móvel.

Mudanças

Esta mudança é especialmente benéfica para os grupos que enfrentavam dificuldades com o uso de senhas, como os idosos, pessoas com deficiência, além daqueles que possuem celulares mais antigos, que por vezes enfrentavam limitações técnicas para inserir corretamente as senhas exigidas pela plataforma.

Até então, apenas a câmera frontal era utilizada para o reconhecimento facial na plataforma Gov.br. Com a inclusão da câmera traseira, tornou-se possível pedir auxílio de um familiar ou amigo durante o processo de validação da identidade do usuário, ampliando assim a acessibilidade e simplificando ainda mais o procedimento.

Sobre o reconhecimento facial

Atualmente, estima-se que cerca de 152 milhões de brasileiros possuam uma conta Gov.br. Com o reconhecimento facial, o nível de segurança das contas é ampliado, o que proporciona aos usuários um acesso mais seguro e tranquilo aos mais de 4.200 serviços digitais oferecidos pela plataforma.

A conta Gov.br possui diferentes níveis de acesso. Inicialmente, ao criar a conta, o usuário fica no nível bronze, que oferece acesso limitado aos serviços. Para alcançar o nível prata, é necessário realizar a biometria facial utilizando a CNH, ser servidor público federal ou fazer o login através do banco. Já para chegar ao nível ouro, o reconhecimento facial é feito com base nos dados da Justiça Eleitoral ou através do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou ainda utilizando um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.