Professores: confira o piso salarial 2023 da categoria
Profissionais têm valor mínimo estipulado para recebimento mensal
Uma portaria publicada em janeiro deste ano e assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, reajustou o piso dos professores. Agora, a categoria tem um valor mínimo que deve ser pago em todo o território nacional.
A medida é válida para professores que atuam na rede pública de ensino e que cumprem uma jornada de, no mínimo, 40 horas semanais.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- Conheça regra do Pé-de-Meia para não perder o incentivo financeiro-educacional
- MEI tem direito ao Auxílio Maternidade; veja como fazer o pedido no INSS
Veja qual é o valor do piso 2023 dos professores
O valor do piso salarial dos professores da educação básica da rede pública subiu 15% em relação ao ano de 2022. Em 2023, os profissionais da categoria passaram a ter como valor mínimo de pagamento R$ 4.420,55. Em 2022, o valor pago à categoria era de R$ 3.845,63.
Piso dos professores é obrigatório em todo o território nacional
O pagamento do novo piso salarial dos professores é obrigatório em todo o território nacional. Quem efetua o pagamento para os professores são os Estados e municípios, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Essa verba é disponibilizada pela União.
Piso salarial professores 2024
A cada ano, o piso salarial dos professores sofre reajuste. Por enquanto, ainda não foram divulgados os valores que os profissionais da categoria deverão receber como salário mínimo para a atuação na rede pública de ensino, para 2024.