Notícia maravilhosa para quem usa o SUS
Economia para os cofres públicos pode chegar a 20%
O novo medicamento ravidasvir poderá reduzir em até 20% o custo do tratamento de hepatite C pelo Sistema Único de Saúde (SUS), hoje entre R$ 6,2 mil e R$ 6,5 mil por paciente. Isto porque a Fiocruz assinou acordo de parceria para registro do ravidasvir na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A parceria técnica e científica foi firmada com a organização não governamental (ONG) Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals.
- 7 fatores de risco para o surgimento do câncer de fígado
- Vacina em teste é nova esperança para câncer de fígado
- Salário Mínimo em 2024: veja as novidades para os trabalhadores
- INSS deixa trabalhadores desanimados por este motivo
Busca ativa
Em vez de ficar esperando o paciente vir em busca de tratamento, serão feitas testagens em massa para tratar esses pacientes, já que a hepatite C, nos primeiros momentos e até nos primeiros anos da doença, não traz sintomas. A ideia é buscar esses indivíduos e tratar logo antes que a hepatite C fique crônica nele.
Segundo o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado pelo Ministério da Saúde em junho de 2022, foram confirmados 718.651 casos de hepatites virais no Brasil registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no período de 2000 a 2021. Desse total, 168.175 (23,4%) são referentes aos casos de hepatite A, 264.640 (36,8%) aos de hepatite B, 279.872 (38,9%) aos de hepatite C e 4.259 (0,6%) aos de hepatite D.
** Com informações da Agência Brasil