Guia Artesanal: descubra um verdadeiro roteiro dos apaixonados pelo fazer

Guia Artesanal: descubra um verdadeiro roteiro dos apaixonados pelo fazer

Moda Artesanal Design Sustentabilidade

Guia Artesanal: descubra um verdadeiro roteiro dos apaixonados pelo fazer

Moda Artesanal Design Sustentabilidade

Catraca Livre e Eisenbahn uniram forças para criar um guia que valoriza um estilo de vida calcado no fazer, com atenção e paixão em cada detalhe

Publieditorial

“Eu entendo o fazer artesanal como um resgate à ancestralidade, porque é um momento de conexão único, como se fosse uma meditação. Você se concentra somente naquilo e o trabalho só vai ficar bom se você realmente estiver presente”.

A reflexão de Claudia Kievel, cofundadora da feira paulistana Jardim Secreto, diz muito sobre a importância da atenção aos detalhes e o cuidado pelo processo que todo artesão tem com seu trabalho.

A marca curitibana Beatnik & Sons produz bolsas e mochilas feitas à mão com cuidado e atenção a cada detalhe
Crédito: @beatniksons | Reprodução InstagramA marca curitibana Beatnik & Sons produz bolsas e mochilas feitas à mão com cuidado e atenção a cada detalhe
Catraca Livre e Eisenbahn uniram forças para criar o Guia Artesanal, um roteiro que valoriza um estilo de vida calcado no fazer, com atenção e paixão em cada detalhe.

Uma paixão que pode se tornar uma peça de cerâmica única, ou uma bolsa de couro para te acompanhar onde quer que você vá, ou até mesmo cosméticos veganos que se preocupam com o meio ambiente. Foi a partir deste cuidado com o fazer artesanal, que a Catraca Livre e a Eisenbahn decidiram unir forças para criar o Guia Artesanal.

Este verdadeiro roteiro de apaixonados pelo fazer atravessará o restante de 2021 apresentando por meio de matérias e vídeos as histórias de pessoas que encontraram a sua razão de viver no consumo consciente, economia circular, respeito à origem de cada produto e uma necessária preocupação socioambiental.

“Fazemos questão de explicar para nossos clientes que a velocidade atual da produção das grandes marcas não é sustentável. Ou elas agridem em excesso o meio ambiente, ou tratam as pessoas envolvidas no processo de formas sub-humanas”, explica o empresário Renan Molin, que vem de uma família de artesãos que trabalham com couro há três gerações e que hoje responde pela marca curitibana Beatnik & Sons. “Comprar de forma consciente exige que façamos uma reflexão sobre a necessidade de consumir de forma tão excessiva”.

É com base nestas reflexões que norteiam muitos produtores artesanais brasileiros que a Catraca Livre mapeou uma série de marcas, ateliês e artesãos, além de pessoas que ajudam essa nova geração de fazedores a acontecer, para pensar, refletir, divulgar e, porquê não, democratizar o fazer artesanal.

O fotógrafo e arquiteto Nico Batista largou tudo para criar a marca carioca artesanal B.Craftsman
Crédito: B.Craftsman | DivulgaçãoO fotógrafo e arquiteto Nico Batista largou tudo para criar a marca carioca artesanal B.Craftsman

Como o trabalho do fotógrafo e arquiteto Nico Batista, que em 2016 largou tudo para criar a marca carioca B.Craftsman e que acredita que com o artesanal “podemos pensar em um mundo como o de antigamente, quando os produtos e o consumo tinham outro timing e onde era possível conhecer quase todos os envolvidos naquela cadeia e a forma como trabalhavam.”

É exatamente isso que nós queremos, que você mergulhe em um mundo palpável como o de antigamente, com cheiros, texturas e detalhes ao alcance de suas mãos e olhos. Mas que funcione com a lógica do mundo em que vivemos atualmente, na qual não existem mais distâncias, e que o trabalho de um artesão em outro estado está acessível a você há apenas um clique.

Bora redescobrir esse prazer pelo artesanal junto com a gente?!


Moda Artesanal Design Sustentabilidade