São Paulo

Guia Toddynho: 7 passeios gratuitos em SP pra você aproveitar nas férias com a criançada

Quem disse que precisa gastar muito para se divertir? E com Toddynho Levinho e estas dicas, você e seu filho vão passar momentos incríveis juntos

Oferecimento por Toddynho

Nada de deixar a criançada presa na frente das telas nestas férias! São Paulo está recheada de rolês que vão garantir momentos bem gostosos para toda a família curtir unida.

É época de reforçar os laços com os pequenos, curtir momentos que ficarão na memória e aproveitar um pouquinho de toda a efervescência cultural que a capital paulista tem a oferecer.

Tem muitos passeios gratuitos em São Paulo para você curtir nestas férias. Vem ver!
Créditos: @cataventocultural Facebook | Prefeitura de São Paulo | Site do CCBB São Paulo
Tem muitos passeios gratuitos em São Paulo para você curtir nestas férias. Vem ver!

Pra te ajudar na missão de entreter os pequenos nas férias e aproveitar esse momento para fazerem algo divertido em família, a Catraca Livre em parceria com o Guia Férias com Toddynho preparou essa listinha no capricho com várias dicas de passeios gratuitos dos mais variados tipos.

Tem teatro, circo, passeio ao ar livre, arte, oficinas pra botar a mão na massa e muito mais. Agora ninguém tem desculpa pra ficar o tempo todo em casa!

Partiu rolê gostosinho com a criançada? Ah, e não esquece de levar na mochila o Toddynho Levinho para deixar a hora do lanche de toda a família ainda mais gostosa e com o sabor inconfundível de Toddynho com redução de gorduras e açúcares. Tem coisa melhor?


O País Que Perdeu as Cores

O teatro é uma manifestação artística muito bacana pra curtir com a criançada, pois, além de ser a arte da presença, nos faz ampliar os horizontes e refletir sobre questões importantíssimas da vida em sociedade. E ensinar cidadania para os pequenos nunca foi tão urgente!

O espetáculo convida toda a família a pensar no futuro que queremos dar para o nosso mundo
Créditos: Giovana Pasquini | Divulgação
O espetáculo convida toda a família a pensar no futuro que queremos dar para o nosso mundo

Pra quem tem crianças um pouco mais crescidas em casa, a dica para estas férias é “O País que Perdeu as Cores”, um espetáculo cheio de vida e músicas da Companhia Barco pensado para pessoas de todas as idades. E o mais bacana é que a peça é encenada na rua, tendo o Vale do Anhangabaú como cenário.

Os quinze artistas em cena – entre atores e atrizes, músicos e intérpretes de Libras – contam a história de um povo que é surpreendido durante a Feira de Solstício de Verão pelo desaparecimento da Velha Presidenta e pela ascensão ao poder de um governante autoritário que ninguém conhece. Aos poucos, o déspota tira a vida e as cores desse país imaginário.

A trupe convida o público a imaginar diferentes possibilidades de futuro para este país e a pensar em como seria o mundo ideal. O trabalho tem direção de Rodrigo Mercadante e é inspirado no conto “Quando as cores foram proibidas”, da autora alemã Monika Feth.

Quando e onde? Vale do Anhangabaú (Centro): 8 a 30 de julho, às sextas e aos sábados, às 15h, e aos domingos, às 11h e às 15h | Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa): 5 a 27 de agosto, aos sábados e domingos, às 16h
Quanto? Grátis

Centro de Esportes Radicais

Para os papais e mamães que amam esportes e querem ensinar aos filhos a importância de praticar atividade física, passar um dia no Centro de Esportes Radicais, no Bom Retiro, é uma ótima pedida!

Aproveite essa pista lindona de pumptrack para se divertir bastante com a criançada
Créditos: Prefeitura de São Paulo | Divulgação
Aproveite essa pista lindona de pumptrack para se divertir bastante com a criançada

Com 38.500m², o espaço, localizado na Marginal Tietê, tem vários obstáculos e pistas de skate para iniciantes e pessoas com mais experiência, ciclovia, zona de caminhada e pista de pumptrack (um circuito cheio de curvas e saliências no chão).

Por lá, vocês também vão encontrar um playground para crianças de até 12 anos, espaço de Parkour, academia ao ar livre para a terceira idade, estação de ginástica, ginásio de sumô e um espaço de convivência perfeito para fazer um piquenique e recarregar as energias.

A dica pra você e a criançada curtirem um momento bem prazeroso por lá sem se machucarem é não se esquecer de levar o equipamento de proteção, como joelheira, cotoveleira, luva e capacete.

Onde? Avenida Castelo Branco, 5700, Bom Retiro
Quando? Todos os dias, das 7h às 22h
Quanto? Entrada gratuita

Studio Drift – Vida em Coisas

A importância de nos reconectarmos com o planeta e a natureza é discutida pela exposição “Studio Drift – Vida Em Coisas”, que ocupa as galerias do CCBB São Paulo com obras cheias de movimento, luzes e tecnologia.

Formado pela dupla de artistas holandeses Lonneke Gordijn e Ralph Nauta, o Studio Drift desenvolve desde 2007 esculturas, instalações e performances que colocam pessoas, ambiente e natureza na mesma frequência, ao mesclar tecnologia e elementos essenciais da vida na Terra.

E logo no hall do CCBB São Paulo vocês podem contemplar a obra “Shylight”, uma escultura composta por flores que abrem e fecham e se movimentam entre os andares do espaço em uma coreografia hipnotizante! Dá uma olhada:

Essa obra lindíssima discute a noção de que na natureza tudo está em constante metamorfose e adaptação – tal como flores que se fecham durante a noite para economizar recursos e se proteger.

Já o trabalho “Fragile Future” mistura luzes de LED conectadas a sementes de dente-de-leão, como se a planta se apropriasse da tecnologia para sobreviver. A proposta é criar uma discussão sobre o futuro do nosso planeta e a necessidade de preservarmos a natureza.

Outra coisa bem bacana da mostra é ter a oportunidade de conhecer o novo espaço expositivo do CCBB São Paulo, que fica bem em frente ao museu, onde estão expostas as esculturas “Amplitude” e “Ego”.

A exposição propõe o encontro entre a natureza e a tecnologia
Créditos: Divulgação | Site do CCBB São Paulo
A exposição propõe o encontro entre a natureza e a tecnologia

Além de ver todos esses trabalhos incríveis, você e a criançada podem participar de várias atividade educativas, como uma oficina de dobradura (que acontece de quarta a segunda, das 9h às 18h) e uma visita bem divertida, lúdica e musical à exposição (às quartas, quintas e sextas, das 14h às 16h).

Quando? Até 7 de agosto, todos os dias (exceto às terças), das 9h às 20h
Onde? CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico
Quanto? Entrada grátis

Mundo do Circo

Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor! E no Mundo do Circo, um novo picadeiro permanente montado no Parque da Juventude, também tem palhaçada, mágica, malabarismo, trapézio e tudo o que a criançada ama! É um rolê perfeito para criar boas memórias com os pequenos.

O Mundo do Circo é perfeito para adultos e crianças curtirem juntinhos
Créditos: Adriano Escanhuela  - @omundodocircosp Instagram
O Mundo do Circo é perfeito para adultos e crianças curtirem juntinhos

O espaço dedicado a manter viva essa arte milenar e fantástica tem três lonas para espetáculos de circos itinerantes, números circenses, oficinas, área de alimentação e exposições.

Uma das atrações mais legais é a mostra Mundo do Circo, com curadoria do diretor e palhaço Hugo Possolo, do grupo Parlapatões, e cenografia de Zé Carratau.

A exibição resgata um pouquinho da história dessa arte e de números circenses clássicos, a partir de maquetes, instalações, bonecos e experiências sensoriais e interativas. É muito legal!

A programação do Mundo do Circo é divulgada de tempos em tempos aqui no site e aqui no Instagram do espaço.

Quando? A exposição pode ser conferida de terça a domingo, das 11h às 18h; os espetáculos acontecem aos fins de semana.
Onde? Parque da Juventude – Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Carandiru
Quanto? Entrada grátis

Museu Catavento

Para despertar o cientista que existe em você e na garotada, uma dica é visitar o Museu Catavento. É o local perfeito para se divertir juntinho e ainda aprender de um jeito descomplicado.

Durante o mês de julho, a instituição ainda oferece uma programação pra lá de especial. Tem mostra imersiva sobre a vida nos oceanos, apresentação sobre a importância das vacinas, atividade lúdica para conscientizar as crianças sobre o trânsito, teatro de bonecos a respeito da preservação da floresta e espetáculos de mágica.

Você e sua família podem ser cientistas por um dia no Museu Catavento
Créditos: @cataventocultural Facebook
Você e sua família podem ser cientistas por um dia no Museu Catavento

Tudo isso é somado às atrações fixas do museu: são 219 instalações divididas nas seções Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Dá até para sentir como seria pisar no chão da lua ou viajar para o Brasil na época dos dinossauros.

E quem nunca quis deixar os cabelos em pé enquanto aprende sobre eletricidade estática ou mesmo entrar em uma bolha de sabão?

Onde? Museu Catavento – Avenida Mercúrio,  s/n, Parque Dom Pedro II
Quando? Terça a domingo, das 9h às 17h
Quanto? R$15 (inteira), R$7,50 (meia-entrada) e grátis às terças e para crianças de até 7 anos | Garanta o ingresso aqui

Omodé: Festival Sesc de Cultura Negra

O Sesc Bom Retiro recebe um festival bem empoderado para a criançada em celebração às culturas afrobrasileiras. Shows, espetáculos teatrais e oficinas agitam a unidade e reúnem famílias interessadas em um programinha diferente.

Omodé: Festival Sesc de Cultura Negra apresenta programação diversa para as famílias
Créditos: Jo Bittencourt - divulgação 
Omodé: Festival Sesc de Cultura Negra apresenta programação diversa para as famílias

Um dos destaques é a oficina gratuita “Tintas Naturais: a Diversidade das Tonalidades”, com a  Cia Caruru. A ideia é usar água, elementos naturais e temperos para criar tintas da cor da pele dos participantes. É uma atividade perfeita para explorar conexões afetivas.

A praça de convivência também recebe atrações gratuitas do Omodé, como o show “Ayoluwa – Entre brincadeiras e batucadas, vou me lambuzando de alegrias” e o espetáculo “Eranko”, com o Circo de Ébanos.

Já a peça “O Black Power de Akin”, de Kiusam de Oliveira, custa R$25 (inteira), mas é gratuita para crianças até 12 anos. Na história, um avô amoroso sabe esperar o momento exato de socorrer um neto em crise com o que há de mais importante na vida: a autoestima, o orgulho de ser o que se é. E esse é um tema importantíssimo para conversar com o(s) filho(s).

O festival ainda tem várias atrações incríveis ao longo do mês. Confira a programação completa aqui. 

Onde? Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos
Quando? Até 30 de julho, em vários horários (confira a programação completa aqui)
Quanto? Muitas atrações são gratuitas, mas há espetáculos por até R$25 (inteira) e gratuitos para crianças de até 12 anos

Férias no Museu do Futebol

O Museu do Futebol fica ainda mais legal nas férias com a intensa programação gratuita que acontece na Praça Charles Miller e no foyer da instituição.

São várias atividades que envolvem brincadeiras, oficinas, apresentações culturais, torneio de tênis de mesa e até quadras de areia. Um rolê completão para reunir pais, mães, filhos e filhas.

No foyer do Estádio do Pacaembu, as famílias ainda podem se divertir com um quebra-cabeças gigante, futmesa, futebol de botão, arco e flecha e badminton! Só não vale ficar competitivo demais e estragar o clima, hein?

Além disso, acontecem algumas atividades diferentes a cada dia, como oficinas de bolinha de gude, oficinas de confecção de brinquedos, circuito de jogos paralímpicos com várias modalidades e até jogo gigante de xadrez e Twister (acesse a programação completa aqui).

Este ano, o museu firmou uma parceria com a empresa Goolaço e criou a Praia de Paulista, projeto que montou quatro quadras de areia e uma arena central para prática de beach tennis e futevôlei na frente do estádio. Dá tanto para juntar a criançada para assistir aos torneios quanto aprender a jogar essas modalidades. É só agendar neste link aqui.

Claro que vocês podem complementar a experiência com a visita ao próprio museu. Está em cartaz por lá a exposição “Rainhas de Copas”, sobre o desenvolvimento do futebol feminino desde 1988. Inclusive, vai haver transmissão dos jogos da Copa do Mundo feminina.

Museu do Futebol é diversão garantida para famílias que amam esportes
Créditos: @museudofutebol Instagram
Museu do Futebol é diversão garantida para famílias que amam esportes
Onde? Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu
Quando? Férias no Museu: até 30 de julho, em vários horários (veja a programação completa aqui)| Visita ao museu: terça a domingo, das 9h às 17h
Quanto? Férias no Museu: grátis | Visita ao museu: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) | Grátis para crianças de até 7 anos e pessoas com deficiência | Grátis para todos às terças

Guia Férias com Toddynho

A conexão entre pais e filhos na infância é fundamental para garantir aos pequenos um bom desenvolvimento cognitivo, social e emocional. É nesse momento tão cheio de descobertas que começamos a formar nosso caráter, nossos valores e nossa identidade.

E ter uma relação próxima e de confiança com os papais e mamães ajuda muito em todo esse processo. Mas, para isso, só estar presente não basta! É preciso ter um tempo de qualidade com as crianças, participar mais ativamente da vida delas e trocar ideias com os pequenos.

O Guia Férias com Toddynho surgiu para te ajudar nessa tarefa extremamente importante e desafiadora que é a parentalidade. Toddynho está com você nesse momento para que essa jornada seja leve, divertida e prazerosa.

A ideia é reunir uma série de dicas e passeios para que crianças e adultos possam se divertir juntos no período das férias.

E aí? Qual é o seu próximo passeio com a criançada? Não esqueça de dar uma olhada aqui no Guia Férias com Toddynho.