CEO do escotismo vai de cientista de foguetes a heroína feminista
Há momentos que Sylvia Acevedo, CEO de escotismo nos Estados Unidos, não esquece. Um deles foi quando o conselheiro de sua escola em Las Cruces, no Novo México, zombou de seu desejo de estudar engenharia. “Meninas como você não vão à faculdade”, disse, referindo-se à sua etnia mexicana.
Acevedo ganhou uma concorrida bolsa de estudos de quatro anos para estudar engenharia, mas os juízes homens estavam tão incrédulos de suas habilidades que insistiram em entrevistá-la pessoalmente. Um deles afirmou que ela representava a mudança, e “mudar por causa da mudança não é progresso”.
Robot builders, scientists, & coders start at @girlscouts. Pledge to help put 2.5M girls in STEM pipelines: https://t.co/PzOmAwttND #STEMpledge pic.twitter.com/lGTAJDygA4
— Girl Scouts (@girlscouts) 13 de novembro de 2017
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Essas experiências poderiam ter impedido Acevedo de se tornar uma das primeiras cientistas de foguete mulheres e hispânicas no país. No entanto, anos antes, ela já havia descoberto sua aptidão para a ciência –e sua confiança– graças ao escotismo.
.@SylviaAcevedo met up with @GSNorCal Girl Scouts who are building robots and coding their way into the future at #df17. pic.twitter.com/NkELNFFa5D
— Girl Scouts (@girlscouts) 8 de novembro de 2017
Agora, ela é uma das figuras públicas mais influentes a estimular meninas a seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, profissões conhecidas em inglês como Stem. Acevedo integra o conselho das bandeirantes há anos e tornou-se oficialmente a presidente da organização no início deste ano, após ocupar o cargo de forma provisória.
Need another reason to join Girl Scouts? NEW Outdoor and STEM badges are girl-tested and girl-approved https://t.co/VycvoN7MoR pic.twitter.com/o7CJ0TZVPL
— Girl Scouts (@girlscouts) 10 de novembro de 2017
Neste mês, ela tomou o centro do palco da conferência anual de software Dreamforce e fez uma incrível conquista: ajudou as bandeirantes a receber mais de R$ 228,3 milhões para beneficiar mais de 2,5 milhões de meninas até 2025.
Who says @girlscouts only do arts and crafts? #PineWoodDerby @gsnetx pic.twitter.com/UBWNjnsAzj
— Jonathan Cannon (@JCannonHD) 12 de novembro de 2017
Nos Estados Unidos, as bandeirantes são muito identificadas com a venda de cookies, mas a recente marca de Acevedo pode mudar essa visão. Quando ela imagina o futuro, vê milhões de meninas e mulheres com habilidades tecnológicas trabalhando para tornar o mundo um lugar melhor e aperfeiçoando, por exemplo, a segurança cibernética.
Your pledge will help @girlscouts develop your company’s next generation of STEM professionals https://t.co/PzOmAwbSp3 #DF17 pic.twitter.com/7JmGCzfJNq
— Girl Scouts (@girlscouts) 6 de novembro de 2017
“Não há um modelo melhor para inspirar e proporcionar esperança para meninas em todo o país do que Sylvia”, diz Rob Acker, CEO da entidade Salesforce.org, pertencente à empresa de software homônima. “Por causa de seus antecedentes e pontos de vista únicos, ela reconhece os empregos do futuro e a necessidade de proporcionar às meninas as habilidades necessárias para ter sucesso neste novo mundo.”
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