Rede de drones promete levar internet a áreas remotas
Recentemente noticiamos aqui no Q.I (Quem Inova) uma startup norte-americana que criou um conceito de delivery de medicamentos a partir de drones. Hoje mostrarem uma companhia portuguesa que, utilizando da mesma tecnologia, permite o acesso à internet em lugares remotos.
O drone desenvolvido pela empresa portuguesa Quarkson tem o preço 100 vezes menor do que as tradicionais torres de wi-fi. De acordo com empresa, o dispositivo pode permanecer no ar o tempo suficiente para fazer uma infraestrutura de comunicação possível.
A ideia da empresa é construir a sua própria rota além de incluir um drone de alta altitude. O objetivo deste último é voar continuamente por até cinco anos utilizando painéis solares como seu principal combustível, substituindo, inclusive, os satélites.
- 3 praias com mar calmo e ótimas para curtir com as crianças
- Demência: hábito comum que reduz o risco em pessoas de meia-idade
- Amplie sua coleção: Funko Pop! da Disney, Batman e House of the Dragon estão com até 60% OFF
- Barra de Tabatinga: a praia do litoral do Rio Grande do Norte que você precisa conhecer
Os drones também pode ser usadas em situações de desastre. Ao contrário das torres de tecnologia baseadas na terra, os dispositivos podem funcionar normalmente durante um desastre: equipados com câmeras e sensores para monitorar rapidamente o solo, o objetivo é enviar informações para as equipes de emergência.
O próximo passo para a empresa poder testar o protótipo em áreas remotas é conseguir parcerias de corporações do mundo inteiro interessadas em ter a tecnologia de inclusão nas cidades de seus países.