Estudantes mobilizam comunidade em SP para o plantio de árvores
Ação de alunos é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação
Para contribuir com o aumento do número de árvores no planeta e combater o desmatamento, foi criado o projeto M.A.P.A (Mais Árvores Por Aí). Os responsáveis pela ideia são alunos do Grêmio Participativo Sapopemba, da Escola Estadual Sapopemba, na zona leste da capital paulista.
Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.
O projeto tem como meta conscientizar alunos, professores, direção, funcionários e vizinhos da escola sobre a importância do plantio. Tudo começou no ano passado, quando os alunos se inscreveram no 1º Encontro Paulista de Grêmios, ação integrante do programa Gestão Democrática. “Foi nessa hora que surgiram duas folhinhas na minha cabeça e [foi] ali que surgiu o projeto Mais Árvores Por Aí”, conta o jovem Daniel de Lima, diretor de cultura do Grêmio GPS.
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A diretora do colégio, Ana Rosa Raghiante dos Santos, comenta sobre a atuação do grêmio. “O grêmio na escola é importante, pois eles [alunos] ajudam a fazer uma ligação entre a direção, a coordenação e os próprios alunos da escola”, ela diz. “É um meio que você tem a mais de estar junto da comunidade também.”
“O projeto M.A.P.A. vem com o objetivo social de conscientizar os alunos sobre o quanto é perigoso o desmatamento, quanto isso afeta a saúde, afeta a vida das pessoas”, explica Sabrina Cabral Lopes, diretora social do grêmio.
No projeto, os estudantes dos sextos anos da escola ajudarão a fazer uma horta vertical com garrafas pet. Os alunos dos sétimos anos já iniciaram a criação de uma horta tradicional. Já os integrantes dos oitavos anos plantam árvores dentro da escola, enquanto os dos nonos anos fazem pesquisas nos arredores para a viabilidade da plantação das árvores. Serão realizadas, ainda, oficinas de conscientização.
“A escola Sapopemba já é bem vista na comunidade”, afirma a diretora. “Então, eu acredito que eles saindo, conversando com o pessoal, com os vizinhos do entorno da escola, só vai melhorar o nosso relacionamento com todos.”
Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo