Jovens brasileiras vencem concurso de ideias inovadoras de Harvard
Duas estudantes brasileiras foram selecionadas para o programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social promovido por alunos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de Feira de Santana (BA), e Raíssa Müller, de Novo Hamburgo (RS), ambas de 19 anos, foram premiadas juntamente com outros três participantes vindos do Sri Lanka, Nepal e Filipinas.
No mês que vem, o grupo vai participar de uma conferência em Harvard para expor seus projetos para investidores do mundo todo e conhecer a universidade.
Georgia pesquisa a criação de um kit para diagnosticar de forma rápida e barata a endometriose, doença que atinge 170 milhões de mulheres no mundo. A estudante baiana concluiu o ensino médio no ano passado e pretende disputar uma vaga na universidade americana em 2015.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Já Raíssa, que cursa o ensino técnico em química, desenvolveu uma espécie de esponja que repele água e absorve óleo. A invenção pode ser utilizada em acidentes com derramamento de óleo no mar, por exemplo.
Os projetos das brasileiras concorreram com outros 80 inscritos no Village to Raise a Child (Vila por Trás do Jovem, em português).
Com informações do G1