Pesquisadores criam lentes de contato tecnológicas
Ter apenas uma lente para resolver todos problemas de visão, provavelmente, é o sonho de todos daqueles que possuem alguma dificuldade para enxergar. Mas este sonho pode se tornar realidade em breve. Pesquisadores suíços estão desenvolvendo lentes de contato que contêm pequenos telescópios para amplificar ou reduzir a visão com uma piscadela.
Lançado pela primeira vez em 2013 e aprimorado desde então, o protótipo suíço foi apresentado para a Associação Americana de Ciência Avançada (AAAS).
A tecnologia é composta por películas inteligentes cujas funções são ativadas por meio das piscadelas do usuários. Assim, qualquer indivíduo pode alterar de uma visão normal para uma ampliada, sem necessitar qualquer esforço. Basta realizar uma piscadela com o olho direito para ativar a amplificação da visão e outra com o esquerdo para desligá-la.
- Depressão: pesquisadores criam remédio que age em 2 horas
- 7 dicas para quem usa lentes de contato no dia a dia
- Jovem dorme de lente e tem olho devorado por parasita
- Pesquisadores criam remédio que age em 2 horas contra a depressão
O dispositivo permite que os usuários enxerguem em até 2,8 vezes mais perto. A ideia é adequá-la a pacientes com degeneração muscular, o que facilitaria a leitura e o reconhecimento mais claros de objetos e rostos.
No momento, as lentes estão em fase de testes com animais. Os pesquisadores pretendem iniciar os testes em humanos no próximo ano, na França.