Cantora de forró Walkyria Santos critica haters após morte do filho

Mãe diz que adolescente recebeu inúmeros ataques de ódio por causa de uma publicação no TikTok: "A internet está doente"

Lucas Santos, de 16 anos, filho da cantora de forró Walkyria Santos, ex-vocalista da banda Magníficos, foi encontrado morto na casa onde morava com a mãe, em Natal, Rio Grande do Norte. Em sua conta no Instagram, Walkyria publicou um vídeo dizendo que o menino tirou a própria vida após receber ataques ódio no TikTok.

“Hoje eu perdi o meu filho, uma dor que só quem sente vai entender. Tem alguns vídeos dele, ele postou um vídeo no TikTok, uma brincadeira de adolescente. E achou que as pessoas iam achar engraçado, mas as pessoas não acharam, como sempre, as pessoas destilando ódio na internet” começou Walkyria.

“As pessoas deixaram comentários maldosos. Meu filho acabou tirando a vida, estou desolada e acabada. Estou sem chão”, completou.

O vídeo que motivou os ataques dos haters foi gravado por Lucas e amigos. Nele, os garotos aparecem como se fosse dar um beijo. Após a publicação, o adolescente começou a receber comentários homofóbicos e gravou um segundo vídeo explicando que aquilo era só uma brincadeira e que ele era hétero.

Cantora de forró Walkyria Santos diz que filho morreu após ataques de ódio no TikTok
Créditos: reprodução/Instagram/ walkyriasantosoficial
Cantora de forró Walkyria Santos diz que filho morreu após ataques de ódio no TikTok

A cantora ainda disse que a “internet está doente” e reforçou o pedido para que os pais vigiem o uso das redes sociais por seus filhos.

“Eu fiz o que pude. Ele já tinha mostrado sinais, eu já tinha levado a psicólogo, já tinha conversado várias vezes com ele, mas foi só isso, foram só os comentários nesse TikTok nojento que fez com que ele chegasse a esse ponto”, concluiu.

Como identificar sinais de comportamento suicida

Um dos falsos mitos em torno do suicídio é que a pessoa que tem a intenção de tirar a própria vida não avisa, não dá pistas. Isso não é verdade e devemos considerar seriamente todos os sinais de alerta que podem indicar que a pessoa está pensando em suicidar-se.

Saber reconhecê-los em você ou em alguém próximo é o primeiro e o mais importante passo. Por isso, sempre fique de olho no seguinte:

  • Problemas de conduta ou manifestações verbais

Se alguém está, pelo menos, há duas semanas com conduta ou manifestações verbais referentes à suicídio, fique de olho! Essas manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.

  • Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança

As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos.

  • Expressão de ideias ou de intenções suicidas

Fique atento para comentários do tipo “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria poder dormir e nunca mais acordar”, “é inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar” e outros relacionados. Às vezes esse tipo de fala passa desapercebido por membros da família e amigos.

  • Isolamento

As pessoas com pensamentos suicidas podem muitas vezes se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de socializar.

Precisa de ajuda? Ligue 188

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Também é possível acessar o site do CVV para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita, ou conferir aqui os postos de atendimento.