Cirurgião morre de infarto durante operação na Arábia Saudita

Médico sofreu dois infartos no dia, um deles fulminante

Um cirurgião ortopédico morreu quando realizava uma cirurgia em um hospital da Arábia Saudita. Mahdi al-Emari sofreu um infarto fulminante durante o procedimento. O caso correu na última sexta-feira, 20, no Hospital Civil Khamis Mushait, em Asir.

Em entrevista ao site Gulf News, integrantes da equipe contaram que Mahdi começou a passar ainda pela manhã, mas mesmo assim ele insistiu em fazer a cirurgia.

Cirurgião morre de infarto durante operação na Arábia Saudita
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Cirurgião morre de infarto durante operação na Arábia Saudita

“Apesar das fortes dores de estômago, ele insistiu em conduzir a cirurgia”, disse o médico Majid al-Shehri, chefe do Departamento de Ortopedia do hospital.

Colegas conseguiram convencê-lo a fazer um eletrocardiograma, o que indicava que ele sofrera um ataque cardíaco, de acordo com a BBC. Não está claro se ele voltou para a sala de cirurgia antes ou depois de receber os resultados.

Durante a cirurgia, Mahdi sofreu um segundo ataque cardíaco, desta vez fulminante.

Majid chamou a morte do companheiro de “um exemplo de sacrifício que um médico pode fazer até o último momento de sua vida”.

“Ele morreu enquanto fazia seu trabalho. Ele é um mártir do trabalho”, disse.

A história do médico viralizou nas redes sociais. Internautas classificaram a atitude  de Mahdi como “um mártir que sacrificou sua vida para salvar outra pessoa”.

Conheça os sinais que podem indicar infarto

Dor no peito não é o único sinal de infarto, muitos outros sintomas podem indicar alerta. De acordo com o médico cardiologista Bruno Valdigem, que escreveu um artigo para o Minha Vida, site parceiro do Catraca Livre, os sintomas costumam ser diferentes em homens e mulheres.

Em homens, segundo o cardiologista, a dor do infarto geralmente é percebida como uma pressão no peito, mal definida. “Uma dor que a pessoa não sabe dizer de onde vem. Não é possível localizar com um dedo”.

Essa dor, ainda de acordo com o médico, pode ser acompanhada de suor frio, dor nos braços, na boca do estômago e até na mandíbula. Tonturas e desmaio  também podem acontecer.

Já os sintomas de infarto feminino variam mais. As dores podem ser descritas como queimação, pontadas, facadas, em região do peito.