Irã condena ‘Angelina Jolie Zumbi’ a 10 anos de prisão
Jovem que virou estrela no Instagram foi acusada de "corromper os valores tradicionais" da nação islâmica
A influencer iraniana conhecida como Angelina Jolie Zumbi foi condenada a 10 anos de prisão em seu país por corrupção pública com suas atividades nas redes sociais. A informação foi confirmada por uma reportagem do jornal britânico Daily Mail.
A jovem que tinha quase 500 mil seguidores no Instagram ficou conhecida por fazer uma espécie de paródia da atriz de Hollywood.
Sahar Tabar, 19, cujo nome verdadeiro é Fatemeh Khishvand, aparecia em fotos perturbadoras com o rosto e o corpo extremamente magros e a aparência artificial. Embora tenha feito plástica no nariz e preenchimento nos lábios, ela admitiu que manipulava as imagens com o Photoshop.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
“10 anos de prisão para uma Instagramer iraniana que usou maquiagem e Photoshop para se tornar uma Angelina Jolie zumbi”, escreveu a advogada da jovem, Masih Alinejad, no Twitter.
“Sahar Tabar tem apenas 19 anos. Sua piada a levou para a prisão. Sua mãe chora todos os dias para que sua filha inocente seja libertada”, completou pedindo mobilização da atriz Angelina Jolie para a libertação da sósia.
A condenação da jovem fecha o cerco que a polícia iraniana montou contra influencers acusados de “corromper os valores tradicionais” da nação islâmica, que tem um regime teocrático.
A Angelina Jolie Zumbi foi presa há cerca de um ano. Na mesma época, vários outros influenciadores também foram detidos.
As acusações contra Tabar incluíram inicialmente blasfêmia, incitação à violência, obtenção de renda por meios inadequados e incentivo à corrupção de jovens.