Morre Lya Luft aos 83 anos em Porto Alegre
A filha da escritora afirmou que Lya morreu enquanto dormia
A escritora Lya Luft morreu na madrugada desta quinta-feira, 30, em Porto Alegre. Natural de Santa Cruz do Sul, ela tinha 83 anos e faleceu em casa.
![Morre Lya Luft aos 83 anos em Porto Alegre](https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/12/lya-luft-morre.jpg)
De acordo com a filha Suzana Luft, Lya estava lutando há 7 meses contra um melanoma, câncer descoberto já com metástase. Ela ficou internada, porém pediu para ir para casa antes do Natal. Ainda segundo a filha, Lya morreu enquanto dormia. A cerimônia de despedida deve ficar restrita apenas à família.
O governador do RS, Eduardo Leite, se manifestou pelo falecimento. “O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos”, postou.
- Manjericão: o segredo para manter sua casa livre de moscas
- Senai-ES abre 4 mil vagas para cursos gratuitos; veja como se inscrever
- Estes são os sintomas da falta de vitamina C no seu organismo; saiba como corrigir
- Sensação térmica pode chegar a 50ºC: como cuidar da saúde em dias de calor intenso?
A Academia Riograndense de Letras também se manifestou. “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias”, falou o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.
Filha de descendentes alemães, foi incentivada a desenvolver o hábito da ler ainda pequena. Depois de cursar o então Ensino Primário e o Científico, ela passou um ano em Porto Alegre, em 1955, fazendo a Escola Normal no Colégio Americano.
Ela retornou para Santa Cruz do Sul para concluir a Escola Normal. Voltou para Porto Alegre para cursar faculdade em 1959. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Lya terminou o curso de Letras Anglo-germânicas em 1963.