Mulher e negra: petição pede escritora Conceição Evaristo na ABL

Por Change.org

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro

Duas mobilizações criadas na Change.org pedem que a escritora mineira Conceição Evaristo, vencedora do Prêmio Jabuti com a obra “Olhos d’água (2014)”, seja escolhida para a Academia Brasileira de Letras, lar dos imortais da literatura do Brasil. Somadas, as petições registram cerca de 25 mil assinaturas.

Se a escolha ocorrer, será a primeira vez em 120 anos que a ABL terá uma escritora negra como membra.

A escritora mineira Conceição Evaristo, que pode ser escolhida para a ABL

Petição do grupo Diálogos Insubmissos: change.org/ConceicaoEvaristoNaABL

Petição do Movimento Nós: change.org/ABL-ConceicaoEvaristo

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, Conceição Evaristo pode vir a ocupar a cadeira numero 7 da ABL, que ficou vaga após o falecimento do cineasta Nelson Pereira dos Santos.

Para o grupo Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, que criou uma das campanhas, a escritora representa toda a população negra do país – em especial as mulheres.

“Seu elenco de livros publicados reescreve a história do Brasil a partir do ponto de vista de quem a vivencia, desde a chegada forçada de seus ancestrais, a partir de todas as suas trágicas e cotidianas impossibilidades”, diz o grupo em sua petição.

“Esta é a hora para uma indicação de pessoas negras de grande relevância, produção e contribuição literárias”, diz o Movimento Nós, que também pede a indicação de Conceição Evaristo para a ABL, através de uma campanha online.

Até hoje, apenas oito mulheres fizeram ou fazem parte da ABL: Nélida Piñon, Zélia Gattai, Lygia Fagundes Telles, Rosiska Darcy de Oliveira, Cleonice Berardinelli, Dinah Silveira de Queiroz, Rachel de Queiroz e Ana Maria Machado. Considerando que a ABL já teve mais de 290 membros ao longo de sua história, é muito pouco.

  • Leia também:
Autor: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
2
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
3
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
5
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
6
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
7
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
8
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …