Mulher e negra: petição pede escritora Conceição Evaristo na ABL

Por Change.org

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro

Duas mobilizações criadas na Change.org pedem que a escritora mineira Conceição Evaristo, vencedora do Prêmio Jabuti com a obra “Olhos d’água (2014)”, seja escolhida para a Academia Brasileira de Letras, lar dos imortais da literatura do Brasil. Somadas, as petições registram cerca de 25 mil assinaturas.

Se a escolha ocorrer, será a primeira vez em 120 anos que a ABL terá uma escritora negra como membra.

A escritora mineira Conceição Evaristo, que pode ser escolhida para a ABL

Petição do grupo Diálogos Insubmissos: change.org/ConceicaoEvaristoNaABL

Petição do Movimento Nós: change.org/ABL-ConceicaoEvaristo

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, Conceição Evaristo pode vir a ocupar a cadeira numero 7 da ABL, que ficou vaga após o falecimento do cineasta Nelson Pereira dos Santos.

Para o grupo Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, que criou uma das campanhas, a escritora representa toda a população negra do país – em especial as mulheres.

“Seu elenco de livros publicados reescreve a história do Brasil a partir do ponto de vista de quem a vivencia, desde a chegada forçada de seus ancestrais, a partir de todas as suas trágicas e cotidianas impossibilidades”, diz o grupo em sua petição.

“Esta é a hora para uma indicação de pessoas negras de grande relevância, produção e contribuição literárias”, diz o Movimento Nós, que também pede a indicação de Conceição Evaristo para a ABL, através de uma campanha online.

Até hoje, apenas oito mulheres fizeram ou fazem parte da ABL: Nélida Piñon, Zélia Gattai, Lygia Fagundes Telles, Rosiska Darcy de Oliveira, Cleonice Berardinelli, Dinah Silveira de Queiroz, Rachel de Queiroz e Ana Maria Machado. Considerando que a ABL já teve mais de 290 membros ao longo de sua história, é muito pouco.

  • Leia também:

Compartilhe:

Autor: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 260 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 15 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
08:52
Machismo em escolas de samba
Carolina Ribeiro, musa da Unidos de Vila Maria, na zona norte de São Paulo, é a convidada do programa Entrevista …
2
02:06
Como ajudar outras mulheres no Carnaval
O Carnaval chegou e para evitar que algumas coisas chatas e sérias estraguem a sua folia, separamos algumas dicas para …
3
00s
Quem foi Chico Mendes?
Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em uma família de seringueiros, ofício que herdou de seu pai. Ao longo …
4
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
5
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
6
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
7
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
8
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …