Morre o cartunista argentino Quino, criador de Mafalda

Joaquín Salvador Lavado sofreu um AVC nos últimos dias e não resistiu. Ele tinha 88 anos

O cartunista argentino Quino, conhecido por criar as histórias em quadrinhos da personagem Mafalda, morreu aos 88 anos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 30, por seu editor, Daniel Divinsky, no Twitter.

Quino e sua criação mais célebre, a personagem Mafalda
Créditos: Divulgação
Quino e sua criação mais célebre, a personagem Mafalda

Joaquín Salvador Lavado sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) nos últimos dias e não resistiu, segundo informações do jornal Clarín.

Quino era considerado o cartunista de língua espanhola mais famoso e traduzido do mundo.

View this post on Instagram

Mais uma grande perda em 2020. ⠀ O cartunista argentino Quino, conhecido por criar as histórias em quadrinhos da personagem Mafalda, morreu aos 88 anos. ⠀ Joaquín Salvador Lavado, apelidado de Quino, criou a personagem Mafalda em 1963, originalmente como parte de um acordo de publicidade com a empresa Siam de Tella. ⠀ Mafalda é uma menininha esperta de seis anos, fã de Beatles, que questiona os problemas sociais do mundo e odeia sopa. ⠀ Quino deixa um legado inestimável em prol das artes e da democracia. ⠀ (🎨 @alexandredemaio)

A post shared by Catraca Livre (@catracalivre) on

O cartunista, que nasceu em Mendoza, criou a personagem Mafalda em 1963, originalmente como parte de um acordo de publicidade com a empresa Siam de Tella.

Mafalda só fez sua estreia no ano seguinte na revista “Primera Plana”, com todas as referências à marca retiradas dos desenhos.

Mafalda é uma menininha esperta de seis anos, fã de Beatles, que questiona os problemas sociais do mundo e odeia sopa.

Mafalda também virou filme na Argentina: “Mafada, O Filme”, lançado em 1982.

Além da personagem, as tirinhas também tornaram célebres figuras como Manolito, Susanita, Guille, Felipe, Liberdade e Burocracia.